"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salve o nosso planeta!

"Quando os homens deixarem de se tratar como animais, talvez os animais deixem de ser tratados como coisas, e o planeta seja respeitado como um lar."
Aline Roldan - ativista social

Cartum Morte e motosserra  de Eugênio Neves 

domingo, 28 de agosto de 2011

O que é EDUCAR?


Esse vídeo nos mostra o quanto nós professores devemos ser metamorfose e não casulo...  Leia com a voz do coração, sinta e reflita!

Educação: o agente transformador da sociedade

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro - Edgar Morin


O futuro é agora. Precisamos educar para o futuro!

Através de pequenas atitudes representativas e positivas podemos demonstrar soluções simples aos problemas complexos da sociedade. EDUCAÇÃO é igualada à TRANSFORMAÇAO. Ela não depende somente de quem ensina e governa, mas também de quem procura mudanças em si próprio!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Esporte e educação no dia do estudante!

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Caculé envolveu todas as escolas do município no evento poliesportivo que aconteceu na Praça de Esportes Antônio Froés onde tivemos: torneios de futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino, boleado misto e campeonato de xadrez. Para a nossa escola trouxemos o troféu, dois alunos foram premiados, sendo o campeão em xadrez Wesley Rocha e o segundo lugar na categoria feminino a aluna Geisiele Rocha. Parabéns a todos que participaram com afinco e dedicação desse evento. Antes da premiação aos vencedores dos torneios, nós C.M.A.X.O. apresentamos uma dança representando a união das raças.

Muita concentração!


Xeque-mate!

Nosso aluno Wesley da 6ª série recebendo a sua premiação, compartilhando da vitória a diretora Valdelice Batista, a professora de xadrez Ana Maura Guedes e a Secretária de educação Adailde Teles.




Até a próxima!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Projeto: Brincando e vivendo o Folclore





A apresentação do jogral sobre o folclore encantou a todos! Parabéns...


A aluna Jaine deu o ar de sua graça contando a parlenda:
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.


As advinhações também foram privilegiadas neste dia.


Todos adoraram e as risadas foram inevitáveis, inclusive as do prof.º Edmilsom.

Justificativa:
Os contos folclóricos fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender o que acontece. Os textos folclóricos procuram explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas. Estes textos são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões e criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições. O saber popular mostra-se através dos contos folclóricos, que atravessam gerações. Folclore é o conjunto de tradições, crenças populares, conhecimentos, lendas, musicas, provérbios, superstições, jogos, poesias, artesanatos, contos, enfim, tudo que faz parte da cultura e memória de um povo.

Objetivos
-reconhecer a importância cultural do folclore
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-reconstruir código lingüístico e artístico
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da pesquisa
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção
Público: Alunos do período da manhã da alfabetização a 3ª série, professores, coordenadora, vice-diretor, diretora.


Conteúdo:
Pré-escola e Infantil:    Músicas folclóricas


1º ano:  Brincadeiras folclóricas

2º ano: Adivinhações

3º ano: Parlendas e trava-línguas

3ª série:  Receitas folclóricas, Lendas Urbanas, Personagens Folclóricos

Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada. Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas, posteriormente todas as turmas confeccionarão um pequeno álbum onde estarão contidos alguns exemplos de cada oficina realizada no decorrer do projeto.
A finalização será no dia 19/08 após o intervalo onde os alunos farão a apresentações no pátio.
O professor pode trabalhar esta temática nas disciplinas:
LÍNGUA PORTUGUESA
--Ouvir com atenção, sendo capaz de demonstrar que compreendeu o que ouviu;
--Orientar-se a partir de instruções orais e por escrito, seguindo regras de jogos ebrincadeiras;
--Expor, oralmente e por escrito, suas ideias com clareza conhecendo e dando sua opinião sobre casos, crendices, lendas, etc;
--Modificar, oralmente e por escrito, histórias de assombração dando um novo começo, meio e fim;
--Sintetizar as histórias lidas ou ouvidas, ordenando as ideias principais, oralmente e por escrito;
--Pesquisar e registrar informações através das diversas atividades de pesquisas ao acervo familiar sobre o nosso folclore;
HISTÓRIA
--Reconhecer algumas semelhanças e diferenças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais que pertencem ao seu próprio tempo e espaço (através de comparação entre as brincadeiras e costumes de seus pais e avós com as brincadeiras atuais); -Reconhecer a presença de alguns elementos do passado no presente (costumes e brincadeiras que permanecem passando de geração em geração: pipas, bolas de gude, festas juninas, carnaval, etc);
GEOGRAFIA
--Identificar as características e os costumes de algumas regiões e lugares do Brasil (comidas típicas, lendas regionais, trajes, etc);
--Identificar as diferenças culturais entre a vida na cidade e a vida no campo (tipos de comidas, brincadeiras, modos de falar, crenças, etc);
CIÊNCIAS
--Relacionar a cultura alimentar com à manutenção da saúde (comidas típicas, ervas medicinais, simpatias, etc);
--Desfazer crendices que prejudicam o bom desenvolvimento humano através de pesquisas e debates, buscando a base científica dos mesmos (superstições e algumas simpatias);
MATEMÁTICA
--Desenvolver a habilidade na construção e na leitura de gráficos e tabelas simples, através de registros dos resultados do torneio de jogos e de brincadeiras folclóricas;
--Desenvolver a leitura, a escrita e pequenos cálculos operacionais, através de registros da pontuação de cada equipe nos jogos e brincadeiras;
EDUCAÇÃO FÍSICA
--Desenvolver habilidades motoras através das danças, jogos, brincadeiras ritmadas, desenhos e pinturas, recortes e colagens para confecção de brinquedos folclóricos;
--Desenvolver o espírito de companheirismo em equipe, através dos jogos de brincadeiras folclóricas;
--Desenvolver o respeito às regras estabelecidas pelo grupo, através da organização de um torneio de jogos e brincadeiras folclóricas;
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
--Desenvolver a criatividade, trabalhando com as diferentes linguagens e expressões artísticas através de desenhos, pinturas dos seres mitológicos, músicas e danças folclóricas, dramatizações de lendas e mitos, recitais de trovas e parlendas, confecções de brinquedos do nosso folclore.
Material de Apoio:
O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.
Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Curiosidades:
-- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.
-- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.
-- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.
Você sabia que...

A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.

PARLENDAS
O que são
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.
Alguns exemplos de parlendas:
Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
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Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso.
Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
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Um elefante amola muita gente...
Dois elefantes... amola, amola muita gente...
Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...
Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...
(continua...)


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– Cala a boca!
– Cala a boca já morreu
Quem manda em você sou eu!
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- Enganei um bobo...
Na casca do ovo!
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Fui à feira
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja
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Uma pulga na balança
Deu um pulo
E foi a França
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Era uma bruxa
À meia-noite
Em um castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão
Passando manteiga no pão
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Chuva e Sol,
Casamento de espanhol
Sol e chuva
Casamento de viúva
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Tá com frio?
Toma banho no rio
Tá com calor?
Toma banho de regador
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Dedo Mindinho
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos.
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Rei, capitão,
soldado, ladrão.
moça bonita
Do meu coração
CANTIGAS DE RODA
Introdução 
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
Alguns exemplos de cantigas de roda:
Capelinha de melão
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João! 
Caranguejo 
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato, tô
mas o gato, tô tô
não morreu, reu, reu
dona Chica, cá cá
admirou-se, se se
do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau! 
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
A canoa virou
A Canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa da (nome da pessoa)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a (nome da pessoa)
Do fundo do mar
Siri pra cá
Siri pra lá
(Nome da Pessoa) é bela
E quer casar
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Introdução 
As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Principais danças folclóricas do Brasil

Samba de Roda

Estilo musical caracterizado por elementos da
cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados.

Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros,
indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás).

Frevo

Este estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de
frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

Baião

Ritmo musical, com dança, típico da
região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga.

Catira

Também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná,
Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. Os instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos.

Quadrilha

É uma dança típica da época de
festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão.
BRINCADEIRAS DO FOLCLORE
O que são
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.
A preservação destas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito praticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclore.

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:

- Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
- Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). 
- Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa  ter que fazer o mesmo.
- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
- Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
- Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
- Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
TRAVA LÍNGUAS
O que são
Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente. Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.


Exemplos de Trava Línguas (devem ser falados rapidamente sem pausas)
- Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
- Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será. 
- Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
- Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.
- Pinga a pipa Dentro do prato Pia o pinto e mia o gato.
- O rato roeu a roupa do rei de Roma.
- Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato.
- O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
- Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui.
-Três pratos de trigo para três tigres tristes.
- Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
- Fala, arara loura. A arara loura falará.
- Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a desconstantinopllizasse desconstantinoplizadoramente.
- Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.
- A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
- O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.
RETRATO MULTICOLORIDO
Lendas, festas, aromas, sabores, enfeites, danças, músicas, trajes típicos, manifestações populares. Bem-vindo ao universo do folclore brasileiro! De norte a sul, as tradições regionais compõem um retrato multicolorido de nosso país. Embarque nesta viagem. Há um mundo incrível à sua espera!
Lendas
As Lendas no Brasil de inúmeras variedades,influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro .Devemos considerar que lenda não significa mentira, e nem verdade absoluta, o que podemos e devemos deduzir é que uma história para ser criada ,defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas,ela deve ter no mínimo um pouco de fatos verídicos.
Muitos historiadores, pesquisadores, folcloristas, e outros profissionais que estudam Sociedades, tendem a afirmar que lendas são apenas frutos do imaginário popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".
A diferença entre Mito e Lenda é a seguinte, O Mito é o Personagem a qual a lenda trata, pois a Lenda é a História sobre o determinado Mito.

Região Norte
 O BOTO
 MUIRAQUITÃ
 ORIGEM DO PIRARUCU
 VITÓRIA-RÉGIA
 SACI PERERÊ
 BOITATÁ
 MAPINGUARI
 ORIGEM DO PEIXE- BOI
 CAPELOBO
 CAIPORA E CURUPIRA
 LOBISOMEM
 ORIGEM DA MANDIOCA
 MULA -SEM- CABEÇA
 ONÇA MANETA
 ONÇA-BOI
 ORIGEM DA LUA
 IARA
 ORIGEM DO GUARANÁ
 ORIGEM DO SOL
 DIABINHO DA GARRAFA
 CUCA
 BICHO-PAPÃO
 COBRA -HONORATO
 MATINA PERÊRA
Região Nordeste
 VAQUEIRO MISTERIOSO
 MULA -SEM -CABEÇA
 NEGRO D'ÁGUA
 CABRA CABRIOLA
 QUIMBUNGO
 DIABINHO DA GARRAFA
 LOBISOMEM
 CUCA
 SACI PERERÊ
 CAPELOBO
 ORIGEM DA MANDIOCA
 CAIPORA E CURUPIRA
 BICHO-PAPÃO
 CABEÇA -DE -CÚIA
 BICHO - HOMEM
 ALAMOA 

Região Centro-Oeste
 SACI PERERÊ
 NEGRO D'ÁGUA
 CAIPORA E CURUPIRA
 ONÇA -MANETA
 ARRANCA- LINGUAS
 ONÇADA MÃO TORTA
 CUCA
 LOBISOMEM
 DIABINHO DA GARRAFA
 BICHO-PAPÃO
 MULA- SEM -CABEÇA
 MÃE - DO - OURO
 PAI DO MATO 
Região Sudeste
 ONÇA- MANETA
 PROCISSÃO DAS ALMAS
 BICHO-PAPÃO
 MÃO DE CABELO
 LOBISOMEM
 CAIPORA E CURUPIRA
 CUCA
 BICHO-PAPÃO
 SACI PERERÊ
 MULA -SEM -CABEÇA
 NEGRO D'ÁGUA
 QUIMBUNGO
 DIABINHO DA GARRAFA
 PORCA DOS SETE LEITÕES 
Região Sul
 SACI PERERÊ
 NEGRINHO DO PASTOREIO
 BICHO-PAPÃO
 CAIPORA E CURUPIRA
 PROCISSÃO DAS ALMAS
 CUCA
 MULA -SEM- CABEÇA
 JOÃO DE BARRO
 GRALHA AZUL
 MÃO DE CABELO
 PÉ-DE-GARRAFA
 LOBISOMEM
 DIABINHO DA GARRAFA

PROVÉRBIOS: DITOS POPULARES
Frases Populares,ou Expressões Populares: São palavras,e frases que na sua grande maioria têm a função comparativa com diversos assuntos, como animais,modo de agir,modo de pensar.O que difere o Ditado da Frase popular é que este serve de alerta ao futuro, e não apenas julga na ocasião do acontecimento como faz a frase.
Memória de Elefante: O elefante lembra de tudo o que aprende, motivo por que é uma das principais atrações do circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo (até mesmo as magrinhas!) tem a memória de elefante.
Dormir com as galinhas: A expressão significa deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.
Acordar com as galinhas: A expressão significa acordar cedo, como fazem as galinhas.
Lágrimas de crocodilo: É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.
Osso duro de roer: Coisa difícil de resolver
Dar nó em pingo d'agua: Ser capaz de se sair de todas as dificuldades.
Remar contra a Maré ou Remar contra a Correnteza: Tentar fazer uma coisa e tudo der errado.
Dar a mão a Palmatória: aceitar que errou.
Pintar o 7: fazer bagunça.
Dar com os Burros n'água: Fazer muito esforço para conseguir algo e acabar perdendo tudo de forma banal.
Ficar Chupando dedo: Ficar somente com a vontade de fazer alguma coisa.
Ditados: ervem de advertência e as vezes apresenta um sentido construtivo.
Antes só do que mal acompanhado: antes a pessoa ficar sozinha do que acompanhada de uma pessoa ruim.
Cada macaco no seu galho: Cada pessoa no seu devido lugar .
De grão em grão,a galinha enche o papo: Aos poucos se consegue atingir um objetivo.
Deus escreve certo por linhas tortas: Deus consegue estabelecer a verdade por mais difícil que pareça ser.
Cavalo dado,não se olha os dentes: um objeto dado não se olha o valor.
Um dia da caça, o outro é do caçador: Num dia as pessoas tem sorte,no outro não.
Quando um Burro fala, o outro murcha a orelha: quando uma pessoa fala a outra se cala.
Andorinha só ,não faz Verão: Em certas ocasiões uma pessoa sozinha não resolve o problema.

ADIVINHAÇÃO:
Adivinhas são perguntas de caráter enigmático onde a resposta parece difícil de ser descoberta. As advinhas compreendem a adivinhação propriamente dita, pergunta enigmática e charada. Veja alguns exemplos:
Do tamanho de uma bolota enche a casa até a porta?(resposta: a luz)
A meia noite acorda um francês, Sabe da hora não sabe do mês.
Têm esporas sem ser cavaleiro, cava no chão e não e não acha dinheiro?(resposta:  galo)
No mato fica falando, em casa fica calado?(resposta: machado)
O que é ,o que é? cai de pé e corre deitado?(resposta: chuva)
O que é , o que é? quanto mais cresce menos se vê?(resposta: escuridão) 
BIBLIOGRAFIA: