"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O VALOR DE UMA AMIZADE

O vídeo diz o quanto a amizade verdadeira pode existir entre seres humanos e animais.
É muito emocionante, lindo e sensibilizador.
Reflita!

sábado, 24 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA ESCOLAR

O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Duração das atividades:   Aproximadamente duas aulas.
Estratégias e recursos da aula:
  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:   
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem abaixo para os alunos.

É válido ressaltar que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show) ou ser impressa em número suficiente aos alunos. Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro, fazer os seguintes questionamentos:   
 
Roteiro de Discussão:

  • O que vocês observaram na imagem?
  • Qual assunto é abordado na Tirinha?
  • O que acontece quando o professor faz a chamada?
  • Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
  • Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra um colega ou
    professor?    
Atividade 1   

Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra Violência.       

Violência:

1. Qualidade de violento. 
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade. 
3. Ação violenta. 
4. Opressão, tirania. 
5. Intensidade. 
6. Veemência. 
7. Irascibilidade. 
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa. 
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor  poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.). Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:   

Roteiro de Discussão:
  • O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
  • A violência está presente no contexto escolar? Como?
  •  Em que ações ela pode ser vista?
Atividade 2

Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro abaixo, reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.  

Roteiro de Pesquisa: 
  • Título do artigo
  • Qual e como foi o ato de violência?
  • Qual o motivo da agressão?
  • Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
  • Qual(is) a(s) idade(s) do(s) agressor(es)?
  • Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s)  agredida(s)?   
Abaixo algumas sugestões de links de sites para a realização da pesquisa.     
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml  
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml   
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml

Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.     
Atividade 3    

Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying”.


Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo. Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, segue o roteiro.   

Roteiro de discussão sobre o Vídeo: 
  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
  • Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
  • E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
  • Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
  • O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?   
Imprimir e distribuir a reportagem sobre Bullying disponível no seguinte link abaixo: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:  
Roteiro de Discussão:  
  • O que significa a palavra “Bullying”?
  • Quais os locais onde o Bullying pode ocorrer?
  • O que significa o Bullying direto?
  • O que significa o Bullying indireto?
  • Cite alguns exemplos de Bullying.
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.    

Atividade 4   

Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem abaixo. 
     

Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar. Neste sentido, sugere-se que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência e as
soluções que eles propõem para esta problemática.  
     
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como o  que é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SONHOS

Nunca pare de sonhar

Richard Bach

Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros. A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos. Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz. O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE !!! Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você. "Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes."

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ATIVIDADE COM MÚSICA

Conteúdo: Transformação do meio ambiente, degradação.
Série: 6ª a 8ª (7º ao 9º ano) do ensino fundamental
Atividade: Analisar o texto da música em grupos.

Dicas:
> Realizar uma retrospectiva geográfica sobre as mudanças ocorridas no mundo.
> Colocar a música e cantar com os alunos;
> Dividir a turma em grupos, cada grupo analisará a música e escreverá suas conclusões, poderá também ser confeccionados cartazes com imagens e frases curtas que representem as conclusões obtidas pelo grupo;
> Apresentação dos grupos .

Canção: Apocalipse - Damares


Quando a última trombeta o anjo tocar
Anunciando a volta do Filho de Deus
A lei da gravidade não impedirá
Aquele que é salvo de subir pra o céu
Em algum lugar nas asas do universo
Nos encontraremos em corpo de glória
Em uma só voz a Igreja dirá:
"Tragada foi a morte pela vitória"
E a Igreja bradará bem alto:
"Onde está ó morte a tua vitória?
Onde está inferno o teu aguilhão?"

Enquanto a Igreja lá no céu recebe o galardão
A Terra vai entrar na fase da tribulação
As reações em cadeia gera uma teia
Transformando em presa a população

O magma da Terra super aquecido
Cria terremotos e acende os vulcões
As placas tectônicas se movimentam
Causando maremotos e destruições
As bombas nucleares feitas de plutônio
Irão destruir a camada de ozônio
Expondo este planeta aos raios do sol
Vulnerável quanto um peixe no anzol
A Terra que hoje canta vai estar mais triste
Vai gemer e chorar no apocalipse

No apocalipse quem está na Terra
Vai entrar em guerra pela própria vida
No apocalipse a terra treme
E esse mundo geme com a ferida
Que a Igreja causou
Ao deixar
A humanidade subdividida, filho para um lado
E a mãe para o outro
Sem direito ao adeus
Na hora da partida
No Apocalipse

No apocalipse a dor vai ser grande
A lua cor de sangue revela tristeza
E o sol com certeza não irá brilhar
Porque mais forte que o sol brilhava a Igreja
E Jesus levou no arrebatamento
Agora, em descontrole, chora a natureza
Sem o sal da terra, sem a luz do mundo
E a humanidade toda estará indefesa

Mas, no apocalipse, a Igreja estará no céu
Porque Deus não deixa perecer aquele que é fiel.

PARA REFLETIR...

A felicidade do indivíduo está intimamente ligada à felicidade da Sociedade. A prosperidade da sociedade está estritamente conectada com a felicidade do mundo. Se desejam desfrutar uma felicidade individual, deverão aceitar que tanto o individuo e sociedade do mundo terá que ser felizes.”
                                                                                                          Sathya Sai Baba

O DIA DA ÁRVORE SE APROXIMA...


Atividades para "gente miúda".


Produção de texto:
 
Imagine que você tenha se transformado em uma árvore. Escreva um texto dizendo que tipo de árvore seria, onde seria plantada, como se sentiria, etc...


 
Observe as figuras e crie uma linda história.

Momento de reflexão!

"Tudo é pequeno e transitório neste mundo, exceto a humanidade, a cadeia ininterrupta, por onde as sucessivas gerações vão transmitindo, acrescentado, o tesouro da comum civilização."
José Latino Coelho

                      

sábado, 10 de setembro de 2011

Só pra descontrair um pouquinho

TIPOS DE ALUNOS

Aluno religioso: sempre que ele vem você diz: Pelo amor de Deus!

Aluno matemático: ele sempre te faz contar até 10 pra não perder a paciência.

Aluno relojoeiro: sempre está desmontando alguma coisa...

Aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos.

Aluno lixeiro: não sai do lixo, apontando os lápis.

Aluno detetive: aquele que fuça em tudo o que não é dele.

Aluno músico: sempre está batucando na carteira.

Aluno hipocondríaco: sempre inventa uma doença para faltar...

Aluno "homem invisível": sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu.

Aluno "tropa de elite": te faz pensar em desistir todos os dias...

Aluno gerente: cuida da vida de todo mundo.

Aluno anticristo: inferniza todos os seus dias.

Aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo.

Aluno sombra: não desgruda de você.

Aluno astronauta: está sempre no mundo da lua...

Aluna noiva: sempre chega atrasada.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DESFILE CÍVICO DE SETE DE SETEMBRO

O desfile cívico de Caculé esbanjou muita alegria, história, cultura e arte pelas ruas da cidade. Com uma temática que abordou: "A educação e a cidadania como exemplos de convivência", as escolas deram uma verdadeira aula de convivência social. O público emocionado aplaudiu e aprovou as apresentações e toda criatividade dos envolvidos.

O C.M.A.X.O e a E. M. Otacílio Coelho desenvolveram:

Cultura: as influências africanas, indígenas e europeias em nossa sociedade


 Nossos primeiros habitantes: os ÍNDIOS




 As BAIANAS com todo seu gingado mostraram "o quê que a baiana tem".



A ex-aluna Leisly e a professora Daiane

 A CORTE desembarca no país com sua beleza, luxo e desenvoltura.

 Leveza da professora e do aluno ao dançar a valsa.


Mistura de raças

Os gestores do C.M.A.X.O. : Nal, Dai, João e Val.



As outras escolas também apresentaram muita beleza no desfile do sete de setembro:

 Valorização das origens: O Sertão




 Incentivo à Paz


 Caculé é destaque na luta pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM





Os direitos não andam separado dos deveres. São regras de convivência a serem cumpridas e de grande importância na vida em sociedade.


 Educação Ambiental: soluções para a preservação da natureza.


 Fanfarra Dragões da Liberdade




 Tiro de Guerra de Brumado

domingo, 4 de setembro de 2011

DINÂMICA: Reflexão sobre aquilo que nos incomoda



Objetivo:  Mostrar ao aluno que é importante “pensar antes de falar” e que a reflexão promove uma compreensão melhor dos assuntos abordados.

Preparação:
  • Numerar o texto: Falta alegria em nossas vidas de 1 a 25.(Essa numeração se adapta à quantidade de alunos em sala de aula);
  • Recortar os 25 trechos e colocá-los em um envelope;
  • Cada aluno deverá retirar de dentro de um envelope um trecho do texto de Lia Luft: Falta alegria em nossas vidas;
  • O professor deverá colocar uma música suave, enquanto os alunos leem seus papéis e se organizam para ler seu trecho de acordo com a seqüência numérica;
  • Quando o último trecho for lido, cada aluno deverá ressaltar para os outros qual foi a parte do texto que mais lhe chamou a atenção, tentando reelaborar com suas próprias palavras o seu conteúdo e justificando a sua escolh;
  • O professor, após todos os alunos falarem, deverá ler o texto integralmente e abrir a fala somente para os alunos que quiserem se manifestar;
  • Após as reflexões, ouvir a música : Epitáfio dos Titãs.
Texto:
Falta alegria em nossas vidas

Meu Deus, como andamos chatos, dei-me conta outro dia. Não paramos de reclamar. Muitas vezes com razão: os impostos, o custo de vida, o desemprego, a violência, a prolongada adolescência dos filhos, a súbita falsidade de alguém em quem confiávamos tanto, a velhice complicada dos pais, a pouca autoridade das autoridades, a nossa própria indecisão.
As rápidas mudanças na sociedade, alguns ainda tentando arrastar o cadáver dos valores que precisam ser mudados, outros tentando impor a anarquia quando a gente devia era renovar, não bagunçar. Pensei que uma das coisas que andam ficando raras é a alegria, e comentei isso. Alguém arqueou uma sobrancelha:

— Alegria? A palavra está até com cheiro de mofo...Tanta coisa grave acontecendo, tanta tragédia, e você fala em alegria?
Pois comecei a me entusiasmar com a ideia, e provocativamente fui contando nos dedos os motivos que deveriam levar a que o grupo se alegrasse:a lareira crepitava na noite fria,uma amizade generosa circulava entre nós,três bebês dormiam ali perto, na sala ao lado,ouviam-se risadas e, apesar de sermos na pequena roda mais ou menos calejados pelas perdas da vida, tínhamos os nossos ganhos em experiência, amores, conhecimento, esperança. Nenhum de nós desistira da jornada. Nenhum de nós era um malfeitor, um ser humano desprezível, ao contrário:a gente estava na luta, tentando ser decente, tentando superar os próprios limites.
Havia marcas da passagem do tempo em todos os rostos: ninguém se fizera deformar pelo fanatismo da juventude eterna, mas todos se gostavam o suficiente para não se deixar cair feito um trapo velho. Olhei em torno e gostei de nós: ali se viam belos cabelos pintados e belos cabelos brancos, rostos interessantes que tinham visto muita coisa, bocas marcadas que haviam dado muitas risadas e pronunciado palavras amorosas, mas também falado coisas duras, silenciado quem sabe ternuras difíceis, ocultado queixas que deveriam ter sido lançadas.
Mãos que tinham segurado bebês, conduzido crianças, confortado adolescentes, cuidado de velhos doentes, fechado pálpebras, dirigido automóveis, segurado ombros, fendido ondas, tapado o rosto em pranto solitário— quantas vezes ?
Éramos tão humanos, tão desvalidos e tão guerreiros, o pequeno grupo de amigos diante de uma lareira na noite fria, como centenas, milhares de outros , homens,mulheres, crianças, entre os dois mistérios do nascer e do morrer. Repeti a minha pequena heresia:
— Eu acho que uma das coisas que andam faltando, além de emprego, decência e tanta coisa mais, é alegria. A gente se diverte pouco. Andamos com pouco bom humor.
Érico Veríssimo, velho amigo amado, uma de minhas mais duras perdas, me disse quando eu era muito jovem: “Lya, em certos momentos, o que nos salva nem é o amor, é o humor”.
Um riso bom ou um sorriso terno em meio a toda a crueldade, falsidade, hipocrisia, violência de acusações abjetas, de calúnias vis, de corrupção escandalosa, de desagregação familiar melancólica, de mentira secreta e venenosa pode nos confortar e devolver a esperança.

Lya Luft. Revista Veja. Editora Abril, 28 de julho de 2004.
Música:

Epitáfio - Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

Animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

 

sábado, 3 de setembro de 2011

FILME: Donald no país da Matemágica

O curta metragem: Donald no País da Matemágica é da década de 80 e preza pela simplicidade da exposição das ideias combinando duas magias: a de Walt Disney e a dos números. Isso resultou num filme  encantantador, pois Donald no País da Matemágica aborda temas desde proporções até as origens do surgimento da música e jogos matemáticos como o bilhar e o xadrez. O curta só confirma o quanto a matemática pode estar na natureza e no dia a dia.

1ª PARTE


2ª PARTE

3ª PARTE

Uma história fantástica de motivação

Tony Melendez -um exemplo de vida. Deficiente é quem não tem a capacidade de enfrentar a vida como esse homem abençoado teve, não importando se tem dois braços ou pernas perfeitas. Se as pessoas reclamassem menos e fizessem mais o mundo seria um lugar melhor.

"Por favor, não me diga que não pode, porque você pode fazer muito mais. Levante-se e diga: eu quero! Eu posso! Eu vou adiante! Você tem um mundo que só está esperando você dizer: sim!"
Tony Melendez



Deficiências

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as
imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter
consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria,
e só têm olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o
apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer
garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da
máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de
sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem enxergar a grandeza de Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

 Mário Quintana

A maior flor do mundo - José Saramago

"E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tanto tempo ensinamos?”

José Saramago

O curta-metragem de animação "A maior flor do mundo", de Juan Pablo Etcheverry, é uma adaptação do conto infantil escrito por José Saramago que aparece no filme como narrador e como personagem.




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Momento de Reflexão


"O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior."

(Deixe sua opinião acerca do que leu, afinal compartilhar ideias é sempre enriquecedor!)

ECA


O Estatuto da Criança e do adolescente é um estatuto ou codificação que trata do universo mais específico vinculado ao tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, dentro de um espírito de maior proteção e cidadania decorrentes da própria Constituição promulgada em 1988. O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de 1990.
 

Música: Aquarela do Brasil

Ilustração da música "Aquarela" - Toquinho. Desenvolve e estimula a criatividade, a imaginação, o gosto pela linguagem musical e ainda é possível trabalhar o texto da música para interpretação, fixação de conceitos da língua portuguesa, dentre milhares de possibilidades!

1. Escutar a música com a turma. É importante que eles tenham a mão a letra para que possam cantar, sentir a música. Se não cantarem, se não viverem a letra, a atividade não fica interessante!
 
É importante não fazê-los COPIAR a letra do quadro, pois isso faz com que a atividade fique cansativa, chata mesmo, lugar-comum ao invés de algo diferente, lúdico, inovador!

2. Peça que sintam a música, se possível, cantem juntos fechem os olhos e imaginem...

3. Agora, mãos a obra! É hora de ilustrar! Deixe que desenhem livremente e ilustrem utilizando tinta, giz e lápis coloridos, e depois monte cartazes para exposição ou um livro da turma, chamado "Aquarela".