"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Projeto Cultura Afro

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, ARTE E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA: TEORIAS E EXPERIÊNCIAS

Hoje foi um dia especial no CMAXO, comemoramos de forma diferente de todas as outras edições. Foi maravilhoso, muito entrosamento, participação e entrega na conclusão do projeto. Brevemente fotos e todo o projeto especificado para apreciação daqueles que também gostam de nos visitar.

Um forte abraço a todos.

Gestores do CMAXO!


terça-feira, 15 de novembro de 2011

TRABALHANDO COM MÚSICA: XOTE ECOLÓGICO

A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social.
O professor interessado em enriquecer a sua prática pedagógica com música cabe estar atento à pertinência do tema musical à matéria lecionada e fazer um planejamento que permita ao aluno desenvolver análise e interpretação da letra, defendendo-a, rebatendo-a e/ou lhe acrescentando algo.


PARTE 1

Com a finalidade de enriquecer uma aula, sobre meio ambiente, o professor poderá utilizar-se de uma música que aborda o assunto e sua letra deve ser apresentada aos alunos para que leiam enquanto ouvem. Isso facilita a compreensão da mensagem musical. A letra pode ser preparada em folhas de sulfite, com cópias individuais, pode ser transcrita com caneta "pilot" em papel pardo de tamanho adequado para ser lido na lousa; pode ser apresentada em retroprojetor, monitor de vídeo de computador na sala de informática ou datashow. Para os dois últimos, há excelentes recursos no programa Microsoft PowerPoint para elaboração de slides.
A apresentação inicial aos alunos da música "xote ecológico", cujo tema é a degradação do meio ambiente, funcionará como um despertador de atenção do aluno para um assunto a ser estudado; por isso sua apresentação antes da matéria propriamente dita é mais eficaz do que posteriormente.

Xote ecológico - Aguinaldo Batista e Luiz Gonzaga

Não posso respirar
Não posso mais nadar
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce
Se nascer não dá
Até pinga da boa
É difícil de encontrar
Cadê a flor que estava aqui
Poluição comeu
O peixe que é do mar
Poluição comeu
O verde onde é que está
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes Sobreviveu

O tema da música acima é o meio ambiente cuja característica interdisciplinar extrapola os limites de uma única ciência, pois envolve política, economia, história, ecologia e geografia.
No que se refere à Geografia, seu objeto de estudo é o espaço humanizado e neste se inclui o meio ambiente impactado pelas organizações sociais.
Quanto ao conteúdo sobre meio ambiente e a forma de abordá-lo devem variar de acordo a série a que se destinam.

A seguir para analisar um exemplo de slides que podem ser elaborados no PowerPoint com a música "Xote Ecológico".









 

PARTE 2

Após a apresentação da música, é possível explorar o entendimento dos alunos sobre a letra da mesma e passar um questionário a eles com posterior esclarecimento de dúvidas. Exemplo:

1) Copie o título da música.

2) Escreva o que é xote?

3) O que é meio ambiente?

4) Qual o significado de ecologia?

5) Complete a tabela abaixo com os possíveis agentes dos problemas apontados na música.
PROBLEMASAGENTES RESPONSÁVEIS
Não posso respirar 
Não posso mais nadar 
O verde onde é que está 
Nem o Chico Mendes sobreviveu 
6) Quem foi Chico Mendes?

7) Cite alguns problemas que as bebidas alcoólicas (pinga) podem apresentar em seus consumidores.

8) Complete.

No Brasil, o álcool é extraído da _____________________________; nos EUA, o álcool é extraído do_____________________________

9) Quando e em que circunstância o álcool surgiu como combustível de automóveis?

10) Descreva os principais impactos que podem ser provocados pela monocultura voltada à produção de combustíveis (etanol e biodísel).


PARTE 3

De acordo a necessidade dos estudantes é importante desenvolver o conhecimento sobre os conceitos e/ou definição de litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera, ciclo hidrológico, a posição central do homem no ecossistema e os efeitos do desmatamento, a saber:

a) interrupção do ciclo hidrológico com prejuízos climáticos (chuva);
b) erosão do solo;
c) assoreamento de rios;
d) deslizamento de solo ou terra das vertentes ou encostas dos morros;
e) risco de extinção de espécies vegetais;
f) migração e morte de animais ao perderem seu hábitat.


PARTE 4

Agora o professor pode expandir o assunto abrangendo as causas que levaram a sociedade a degradar a natureza. Cabe analisar o aumento dos prejuízos ao ambiente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra em 1760, espalhando-se pelos países vizinhos, em outros continentes, intensificando-se depois da Segunda Guerra Mundial e chegando aos países em desenvolvimento como o Brasil.
Durante as etapas da Revolução Industrial as inovações tecnológicas provocaram o êxodo rural e a urbanização de muitos países que se industrializaram. Estes se envolveram, inicialmente, com problemas de saúde pública pela ausência de infraestrutura médico-hospitalar, de saneamento e de moradias adequadas.
O desmatamento avança para ceder espaço a construção de barragens, a mineradoras e a monoculturas. As indústrias multiplicam-se e aumentam a poluição da atmosfera com fumaça e dos rios com dejetos nocivos aos peixes e outros seres vivos. Efeitos do aquecimento global são sentidos em diferentes partes do planeta. No final do século passado, graças ao movimento ambientalista, a sociedade começa a desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental, distribuição de renda e qualidade de vida. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Reconhecendo o perigo das drogas


É Preciso Saber Viver - Titãs

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver, saber viver!

Este é um vídeo que conduz os estudantes a uma profunda reflexão sobre os perigos das drogas.


Infelizmente, um número considerável de jovens já utilizou ou utiliza alguma droga, seja ela lícita, como o álcool e o cigarro; ou ilícita, como a cocaína. Muitas vezes, devido às sensações prazerosas que podem fornecer inicialmente, a pessoa que experimenta uma droga passa a querer novamente seus efeitos e acaba entrando em um círculo vicioso, não conseguindo rompê-lo com facilidade. Assim, seria de grande valia se todos os estudantes, pelo menos uma vez em toda a sua vida escolar, tivessem um momento no qual pudessem se informar acerca deste tema. Este texto tem como objetivo propor atividades para professor de Ciências.
Inicialmente o professor inicia a aula com a música: "É preciso saber viver" dos Titãs fazendo uma reflexão sobre a temática da música e a partir daí comece também a se informar acerca dos conhecimentos prévios dos alunos. Uma sugestão seria colocar uma caixa em algum local da escola ou sala de aula, para que sejam depositadas perguntas sobre drogas. O interessante desta estratégia é o fato de que há a possibilidade de se enviar dúvidas anônimas, permitindo com que o aluno tenha espaço para se abrir; e também porque poupa um pouco mais de tempo de aula, que poderá ser utilizado em outras atividades relacionadas ao tema.
Esta caixa deverá ficar em tempo pré-estabelecido. Uma sugestão é que permaneça no local escolhido por uma semana: tempo suficiente para apurar todas as mensagens e planejar a aula de acordo com a necessidade da turma.
Cumpridas estas etapas, o professor deverá conduzir uma aula expositiva, e também dialogada, tirando as dúvidas dos alunos.
Caso tenha as duas aulas seguidas, no segundo horário será interessante realizar alguma "atividade diferente", como um jogo de perguntas do tipo "passa ou repassa". Para esta atividade, o professor deverá preparar, previamente, alguns cartões, cada um contendo uma pergunta sobre o tema, e pelo menos três supostas respostas, sendo uma a verdadeira.
Em sala, a turma será dividida em duas. Decidida a equipe que iniciará o jogo, o apresentador (no caso, o professor) pegará aleatoriamente um cartão, lendo a pergunta para o grupo. Os integrantes da equipe poderão responder e, neste caso, ganham pontos se a resposta estiver correta; ou os perdem, caso respondam incorretamente.
Caso haja dúvidas, ou realmente não se saiba a resposta, a equipe poderá passar a pergunta para o outro grupo, que poderá responder ou repassá-la.
Se a pergunta seja repassada, o grupo que iniciou a atividade deverá respondê-la; pagar uma prova, para que se ganhe a pontuação; ou passar seus pontos para a equipe adversária.
Tais provas poderiam ser, por exemplo, criar e apresentar, em cinco minutos: um rap, uma dança, um monólogo, ou uma fala de um governante, dentre outras ideias, contemplando o tema "drogas". Pode ser interessante também fazer cartões com estas provas, para facilitar o andamento da atividade.
Como encerramento, uma boa sugestão é o vídeo: "Escolha viver sem drogas" - Animação que aborda as drogas e sua influência sobre a sociedade. Tem o objetivo de ser uma ferramenta de debate sobre o tema em colégios da rede pública de ensino.Desenvolvida através da técnica de rotoscópia e outras técnicas como animação tradicional, 3d e motion graphics.

A UNIÃO FAZ A FORÇA!

Pequenos atos promovem grandes mudanças.

VÍDEO:
FÁBULA:
 
Um próspero fazendeiro lá de Minas estava gravemente enfermo. Preocupado com a desarmonia entre seus quatro filhos, resolveu dar-lhes uma lição. Chamou-os, mostrou-lhes um feixe de gravetos amarrados e disse: "Como vocês sabem, estou doente e posso morrer a qualquer momento. Aquele que conseguir quebrar estes gravetos só com as mãos será meu único herdeiro. Os filhos estranharam, mas aceitaram o desafio. Entretanto, nenhum deles conseguiu quebrar os gravetos. Indignados com a tarefa impossível proposta pelo pai, puseram-se a reclamar. Foi quando o fazendeiro pediu o feixe a anunciou que ele mesmo iria quebrá-lo. Incrédulos, os filhos lhe alcançaram os gravetos e, atônitos, assistiram ao pai que, deitado, foi retirando os gravetos e quebrando-os um a um, para depois concluir:

- Vocês são como este feixe. Enquanto estiverem unidos, sempre poderão contar com o apoio um do outro. Porém, separados, vocês são tão frágeis quanto cada um destes gravetos.

Trata-se apenas de uma fábula, como tantas outras que pregam essa mesma moral: a união faz a força. Mas, se abrirmos os olhos e observarmos ao nosso redor, podemos perceber que essa é uma das verdades menos questionáveis.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DINÂMICA: A VIAGEM


Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.

Material: Papel e caneta para cada integrante.

Escrevam cinco sonhos pessoais lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.
Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?
Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala. Qual sonho deixamos?
•Qual nosso maior sonho que nunca abandonamos?
•Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho? O que me motiva durante as dificuldades?
•Que retribuição devemos esperar se seguirmos corretamente todos os passos nesta viagem?


Para o plenário:

O carro cheio representa os problemas, as dificuldades que nos fazem desistir de alguns sonhos. E alertar-nos para a urgência da mobilização de olhares de transformação
O peso das malas representa as cobranças, o embate que se trava diariamente na rotina escolar. E em nossa viagem é preciso digerir ou haverá congestão. E nesse ato de articular processos no ambiente escolar é imprescindível ser bons digestores sabendo que o conflito é inerente ao trabalho dos gestores
O cachorro são os conflitos no processo pedagógico que muitas das vezes encobre sufocamentos, dentro de uma relação profissional
A alfândega é o nosso foco de transformação para alem da mudança e para isso é preciso “não perder o fio da meada” ser criativos e pensar em soluções simples ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem.

Bom Dia!!!!



Um dia quero mudar tudo
No outro eu morro de rir,
Um dia tô cheia de vida
No outro não sei onde ir,
Um dia escapo por pouco
No outro não sei se vou me livrar,
Um dia esqueço de tudo
No outro não posso deixar de lembrar,
Um dia você me maltrata
No outro me faz muito bem,
Um dia eu digo a verdade
No outro não engano ninguém,
Um dia parece que tudo
Tem tudo prá ser o que eu sempre sonhei,
No outro dá tudo errado
E acabo perdendo o que já ganhei
Logo de manhã, bom dia...
Um dia eu sou diferente
No outro sou bem comportada,
Um dia eu durmo até tarde
No outro eu acordo cansada,
Um dia te beijo gostoso
No outro nem vem que eu quero respirar,
Um dia quero mudar tudo no mundo
No outro eu vou devagar,
Um dia penso no futuro
No outro eu deixo prá lá,
Um dia eu acho a saída
No outro eu fico no ar,
Um dia na vida da gente,
Um dia sem nada de mais,
Só sei que eu acordo e gosto da vida
Os dias não são nunca iguais!
                                           
(Zizi Possi)