"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MODELOS DE ÁTOMOS AO LONGO DO TEMPO

A professora Elisângela Alves juntamente com seus alunos da 8ª série fizeram um maravilhoso estudo sobre os átomos. Todo o estudo se baseou na mediação do conhecimento aliando a teoria com a prática.

Belíssimo, todos merecem os parabéns pelo desenvolvimento satisfatório do trabalho o qual chamou a atenção dos outros alunos que observaram atentamente a exposição dos átomos.



















sexta-feira, 13 de julho de 2012

HORTA NA ESCOLA


Montar uma horta na escola é um trabalho grandioso, pois este é um tema rico que possibilita ao professor a abrangência de várias disciplinas.

É uma atividade que envolve muito os alunos, já que trabalhar com terra aumenta a disposição e a energia do corpo, proporcionando prazer, aliviando o estresse da sala de aula e deixando todos mais calmos.

Nossos alunos amam cuidar da horta e depois recebem o benefício de uma aprendizagem mais consistente e uma merenda ainda mais enriquecida.


Utilizamos a técnica da lona para retenção da água e manutenção da horta sempre úmida e ao redor com pneus inservíveis para a reutilização, protegendo assim o nosso meio ambiente.

Parabéns, principalmente, à professora Ana Maura pelo estímulo.



NOSSA HORTA

COENTRO e SALSINHA


PÉ DE PIMENTA

BETERRABA, CENOURA e CEBOLINHA

PÉ DE MORANGO

OS TREZE MANDAMENTOS DA CONVIVÊNCIA EM GRUPO




Analise e comente.
  1. Aceitar a cada um como é, com suas qualidades e defeitos;
  2. Preocupar-se com o crescimento e a realização do outro;
  3. Alegrar-se com o sucesso do outro;
  4. Valorizar o outro pelo que ele é, e não pelo que ele tem;
  5. Ser instrumento de união, de fraternidade, de solidariedade e de partilha;
  6. Estimular e felicitar ao outro por suas qualidades e realizações;
  7. Perdoar sempre, fazendo uma opção firme pela justiça e pela compreensão;
  8. Corrigir com delicadeza o erro do outro;
  9. Promover os mais humildes, pobres e desvalorizados do grupo;
  10. Rezar por todos e a cada um dos irmãos, falando sobre eles com o Pai Celestial;
  11. Manter o alto astral no seu dia a dia, ele faz seu trabalho render e aparecer mais, pode confiar. Nada mais desagradável do que um colega mal humorado que só sabe reclamar do trabalho e da vida;
  12. Exercitar a tolerância. Nem sempre as coisas são feitas ou ditas como você gostaria ou faria. Aprenda a aceitar pensamentos e formas de ser diferentes, mesmo que você não concorde com eles;
  13. Escutar com atenção o que os outros têm a dizer e analisar o que eles expõem e propõem, dando espaço para que eles falem e se expliquem. Isso ajudará a saber o que os outros pensam para responder da melhor maneira e não ter discussões desnecessárias.

RUBEM ALVES


“Uma aranha fez sua teia num canto do meu escritório. Eu a descobri ontem e, com a minha vassoura, tratei de me livrar dela. Teias de aranha são sinais de descaso e eu não queria que aqueles que me visitam pensassem mal de mim. Mas hoje ela está no mesmo lugar. Durante a noite refez sua teia. Acho que ela gostou do lugar, me perdoou e confia na minha compreensão. Compreende. E decidi que ela vai ser minha companheira.

Embora ela não saiba falar, ela me fez pensar. Confesso que a aranha me fascinou. Primeiro por aquilo que vejo. Lá está ela, segura e feliz, pendurada sobre o vazio. Não existe hesitação alguma nos seu passos. Suas longas pernas se movem sobre os finos fios de sua teia com tranqüila precisão, como se fossem dedos de um violinista, dançando sobre as cordas. Sua teia é coisa frágil, feita com fios quase invisíveis. E, no entanto, é perfeita, simétrica, bela, perfeitamente adequada ao seu propósito. Mas o fascínio tem a ver com aquilo que não vejo e só posso imaginar. Imagino aquela criaturinha quase invisível suas patas coladas à parede. 

Ela vê as outras paredes, tão distantes, e mede os espaços vazios. E só pode contar com uma coisa para o trabalho incrível que está para ser iniciado: um fio, ainda escondido dentro de seu corpo. E, então repentinamente, um salto sobre o abismo, e um universo começa a ser criado...

Em outros tempos acho que fui um bom professor. Como a aranha eu sabia tecer a minha teia de palavras. Eu sabia o que ensinava e só ensinava o que sabia... Bons professores, como a aranha, sabem que lições, estas teias de palavras, não podem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos. Os fios, por finos e leves que sejam, têm de estar amarrados a coisas sólidas: árvores, paredes, caibros. Se as amarras são cortadas a teia é soprada pelo vento, e a aranha perde a casa...”

Professores sabem que isto vale também para a educação...