"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROJETO DE LEITURA



         “Encantamento, magia, emoção, fascínio e estímulo à imaginação.”

 Projeto: Poetas e Poesias
Justificativa
As situações deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem e aprimorem seu papel de leitores e escritores. A poesia é uma tipologia textual que convida o aluno a exercitar a memorização dando-lhe subsídios para a reescrita de memória, o que facilitará a preocupação com a ortografia e a coesão de texto. Observando a estrutura de um texto poético, o aluno será incentivado a compará-lo a textos de estruturas diferentes ampliando o seu universo de conhecimentos.

Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, elaborando textos, ampliando o vocabulário e aprimorando a escrita.

Objetivos Específicos
•Exercitar a leitura e a escrita;
•Ampliar o conhecimento ortográfico;
•Desenvolver e enriquecer o vocabulário, com o uso do dicionário;
•Trabalhar a memorização como forma de estimular a atenção;
•Trabalhar a interpretação;
•Fazer os alunos conhecerem com carinho o mundo envolvente da leitura;
•Utilizar a poesia como texto de trabalho, abrangendo as diversas disciplinas;
•Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, dramatização) comparando com outras tipologias textuais.
•Estimular a pesquisa;
•Reconhecer a rima;
•Valorização do autor;
•Escolher livros para ler e apreciar familiarizando-se com esse tipo de texto;
•Buscar ampliar o repertório de poesias variadas;
•Promover interações significativas entre os alunos nas atividades de leitura. 

Desenvolvimento
•Apresentar os diversos tipos de textos: receitas culinárias, receitas de remédios, músicas, histórias, bilhetes, cartas, anúncios, parlendas, textos informativos, etc;
•Selecionar livros na biblioteca;
•Os alunos serão estimulados a pesquisar em casa poemas conhecidos por seus pais e livros existentes em casa;
•Uso do dicionário diariamente, sempre que surgirem dúvidas em palavras, desconhecidas dos alunos;
•Ao longo do projeto formar o banco de poetas conhecidos;
•Levar os alunos a descobrir e valorizar os poetas locais;
•O texto poético será sempre lido dando-lhe ênfase também em sua mensagem ou interpretação;
•Após reconhecer a estrutura dos poemas os alunos serão incentivados a criar os seus (em dupla ou individual);
•Leitura e declamação de poemas encontrados em livros didáticos e paradidáticos;
•Averiguação e orientação das produções literárias pela professora de Redação e Literatura;
•Apresentação das produções poéticas escritas pelos alunos.

Público Alvo
Alunos de 5ª a 8ª séries, direção, coordenação, corpo docente, funcionários e toda a comunidade local.

Cronograma
Atividades
1º semestre
Elaboração do projeto de leitura
Janeiro de 2012

Apresentação do projeto ao corpo docente

01 a 03 de Fevereiro

Elaboração do projeto anexo: “Poetas e Poesias”

Março de 2012

Apresentação do projeto anexo ao corpo docente

Final de Março de 2012


Aplicação dos projetos

Durante todo o ano


Culminância

Outubro de 2012

Avaliação
A avaliação do Projeto: “Poetas e Poesias” acontecerá durante todo o ano através de leituras e escrita de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

Aluno declamando poema

Olha só o encanto dos alunos com o livro em mãos.

Menina bonita do laço de fita - APRESENTAÇÃO

Os ratinhos, coisinha mais fofa essa apresentação.


Os alunos do prof.º Pedro declamando poesias.

Alunos da Prof.ª Suze declamando Haicais.

Os alunos do prof.º José Luíz apresentando uma peça teatral sobre o ratinho pobre e o ratinho rico.

Produção dos alunos durante o ano.

Redações expostas.


Turma da 4ª série A mostrando com toda graça e atitude uma peça teatral que arrancou risos de todos.

Aluno João Pedro da 8ª série lendo sua REDAÇÃO referente ao Prêmio Prof.º Vespasiano Filho.

Homenagem ao grande Rei do Baião - Luíz Gonzaga.





PARABÉNS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS POR TANTO EMPENHO E DEDICAÇÃO EM NOSSO PROJETO DE LEITURA.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UM BELÍSSIMO CONTO DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS




Curiosidades



Esse conto nos faz refletir questões importantes como: o abandono, a miséria, a fome, a indiferença, a inveja, a exclusão.
É importante que pensemos nessas questões e no que podemos fazer para ajudar a tornar a vida do nosso próximo e por conseqüência, a nossa melhor. 
Que as pequenas e os pequenos vendedores de fósforo tenham histórias lindas, cheias de amor, compaixão, ajuda, carinho e felicidade. 
Sugerimos algumas atividades para trabalhar esse lindo conto: 
- Fazer um mural com recortes de jornais e revistas que retratem situações semelhantes às vividas pelo personagem do conto e discuti-las em classe,
- Propor a produção de um final feliz para o conto, 
- Trabalhar o Estatuto da Criança e do Adolescente.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL


                                  O HOMEM DO SACO

Regina Drummond

Tem um velho barbudo que passa, todos os dias, em frente ao prédio onde Aline mora. Todo mundo morre de medo do velho, porque a roupa dele é esquisita, ele olha para tudo com cara de nada e, principalmente, porque carrega um saco enorme nas costas.
Quando ele aponta na esquina, alguém sempre grita:
___ Olha o homem do saco!!!
E todas as crianças correm para se esconder.
___ O que será que tem naquele saco? – as crianças perguntam umas às outras.
Lucas, o irmão mais novo de Aline, pensa que ele é Papai Noel sem trabalho, já que ainda não é Natal. Tatiana, a irmã mais velha, acha que ele esconde no saco as crianças que rouba. E explica:
___ Ele leva as crianças para o circo, onde põe as coitadinhas para trabalhar sem descanso, ou pior ainda, servir de comida de leão! Já vi muitas histórias deste tipo, nos livros! – arremata, os olhos muito abertos.
___ Será que ele pega mesmo?
A pergunta é sempre a mesma. As respostas é que variam:
___ Só as meninas chatas, teimosas, birrentas...
___ Dizem que come crianças...
___ E por que elas não gritam?
___ Ficam mudas de medo!
___ Pois eu acho que ele não faz nada, é só um pobre coitado!
___ Talvez... Ele tem um jeito desligado, não será um andarilho solitário?
___ Andarilho? O que é isto? Alguém que fica só andando, sem rumo?
___ Andando, vendo tudo e pensando seu bobo!
___ Ah, não! Para mim, ele é um milionário disfarçado...
___ Isso mesmo! Ele deve ser algum ricaço, que só gosta de fazer o que tem vontade, na hora que bem entende!
Só uma coisa, todos concordavam: é melhor não chegar muito perto dele!
Aline sempre foi uma menina corajosa. Ela não tem medo do escuro, porque sabe que o escuro é a mesma coisa que o claro, só que sem luz.
Ela não tem medo de se perder, porque sabe direitinho o endereço da casa.
Ela não tem medo de monstros e fantasmas, porque sabe que ele só existem só na imaginação da gente.
Posso até dizer que ela não tem medo de nada, porque ela vai lá e enfrenta o medo.
Aline resolveu, então, fazer a pergunta diretamente ao homem do saco:
___ O que o senhor guarda aí dentro deste saco?
___ Tudo! – respondeu ele.
___ Tudo?! – Aline quase gritou, imaginando os maiores horrores.
Ele logo explicou numa voz suave e pausada:
___ Eu moro na rua e guardo aqui, todas as minhas coisas: um fogareiro, duas panelas, comida, cobertor, algumas roupas, papel, caneta, meus livros prediletos, enfim, tudo que eu preciso!
Aline achou graça:
___ Então, é a sua casa que está dentro do saco!
___ É... – concordou ele.
___ E você leva sua casa nas costas!
___ É... – concordou o velho.
___ Como um caracol!
___ É... – O homem do saco concordou e os dois riram.
Só depois que ele foi embora, Aline percebeu que conhecera uma pessoa muito especial, alguém que não se preocupava em “possuir” as coisas, que se contentava apenas em conhecê-las, vivê-las, aprender com elas. Sentiu vontade de ser sua amiga, ele deveria Ter tantas coisas interessantes para contar, mas já o homem do saco desaparecera na curva do caminho.



  
COMPREENSÃO TEXTUAL

1) Por que, para o velho o que ele guardava dentro do saco era “tudo“?

2) Aline diz:
___ Então, é a sua casa que está dentro do saco!E o velho concorda.
Para Aline e para o homem do saco, casa serve para quê? Escolha a resposta:

( )Para a gente ter um lugar onde morar.

( )Para a gente guardar as coisas de que precisa.

3)Aline acabou achando que o velho era uma pessoa “especial”. Por que ele era “muito especial”?

4)Dentro do saco, o velho tinha coisas que a gente não espera que sejam necessárias para uma pessoa que vive na rua. Quais são essas coisas?

5)Você acha que toda pessoa que mora na rua é uma pessoa “especial”, como o velho do saco? Justifique a sua resposta.

6)Faça a lista segundo o que você leu sobre o que as crianças pensam quem é o homem do saco e o que ele carrega no saco.


QUEM É O HOMEM DO SACO?


O QUE CARREGA NO SACO





















segunda-feira, 22 de outubro de 2012

REAPROVEITAMENTO DE MATERIAL

O aluno tem que estar em contato com a natureza para conseguir se desenvolver integralmente e preservar o planeta para que de fato a gente dê continuidade a espécie humana.

A escola parabeniza alunos e professores, e a natureza agradece!

Construindo um porta-papel higiênico de garrafa pet.



Reaproveitando o tecido para fazer os fuxicos.

Reaproveitamento de latas.

O papelão que antes estaria no lixo, sendo reciclado para a confecção de porta-retratos.


Fase inicial da confecção do porta-retrato.

domingo, 21 de outubro de 2012

INTERESSANTE

O que os olhos não veem, o coração sente!




Pro Infirmis é uma organização que luta para promover a solidariedade entre deficientes e a sociedade (ou como eles preferem: eles fazem as deficiências 'desaparecerem'). E para promover essa inclusão social, a agência Jung von Matt/Limmat, da Suíça, criou esta campanha para a organização.

sábado, 20 de outubro de 2012

MAIS DE 5.000 VISUALIZAÇÕES



OBRIGADA A TODOS QUE DE MANEIRA DIRETA E INDIRETAMENTE CONTRIBUÍRAM PARA QUE CHEGÁSSEMOS A MAIS DE 5.000 VISUALIZAÇÕES.

ESTAMOS MUITO FELIZES.

A ESCOLA AGRADECE E AGUARDA SUA VISITA COM COMENTÁRIOS.

NÃO APENAS ENTRE, OLHE E SAIA. TENTE ,   INVENTE E NA PRÓXIMA VISITA FAÇA DIFERENTE.

FORTE ABRAÇO A TODOS!

PALESTRA

VERMINOSES: CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÕES







Após alguns exames aplicados na escola em ambos os turnos para análise do nível de verminoses nos alunos, a futura Biomédica Mayara fez uma palestra para alertar quanto as consequências e as prevenções para que se evitem as doenças provenientes de parasitas, fazendo uso de variadas imagens impactantes. As crianças adoraram a palestra e participaram ativamente fazendo perguntas e colocando situações que, muitas vezes, aconteciam em suas casas e que não condiziam com a maneira correta de se portar para evitar as verminoses.
Por fim, palestra proveitosa, alunos informados! 

sábado, 13 de outubro de 2012

DIA DAS CRIANÇAS NO CINEMA

Para ser um dia divertido e diferente, aproveitamos o ambiente agradável e novo para os nossos alunos do turno matutino: O Cineteatro Engenheiro Dórea. Lá apresentamos o filme: "Lucas: um intruso no formigueiro" que conta a história de um garotinho de dez anos que acaba de se mudar para uma nova vizinhança. Sem amigos e com uma família ausente, ele é constantemente atacado por uma gangue local. Certo dia, ele joga toda sua raiva para fora e afoga um formigueiro com sua pistola d'água. O menino tem seu tamanho misteriosamente diminuído, até ficar da mesma altura que uma formiga. Ele é então obrigado a trabalhar como escravo na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu.




Todos assistiram atentamente ao filme e deram muitas risadas. Bom que o filme traz ensinamentos de que a natureza é pra ser cuidada e preservada, jamais destruída. As formigas, apesar de serem bem pequenininhas e parecerem insignificantes, são de extrema importância para o nosso meio ambiente  e para manter o equilíbrio ecológico.