"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sábado, 27 de abril de 2013

PROJETO:


EDUCAR É O MELHOR CAMINHO PARA

 PREVENIR



Trabalho produzido pelos alunos da 8ª série 















Trabalho produzido pelos alunos da 7ª série

O MUNDO SEM DROGAS 

A vida é tão bela,
Mas tem gente que usa drogas ilícitas e bebidas
Não confiem em todas as pessoas
Elas podem arruinar vidas.

Drogas fazem mal à saúde
Por isso não use, valorize sua vida,
Pois nós temos que nos cuidar
Sem deixar nossa família sofrida.

A droga hoje em dia
É uma grande perdição
Começa tudo escondido
E termina na prisão.

Só quem não acredita na vida
Concorda com essa covardia,
Pois quem inventou as drogas
Não conhece a família.

Se nós não tomarmos cuidado
As drogas podem nos matar
E deixar familiares tristes
Por isso nunca devemos aceitar.




terça-feira, 23 de abril de 2013

EDUCAÇÃO FÍSICA



FUTEBOL – EXPERIMENTANDO A HISTÓRIA 

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino
Fundamental Final

Educação Física
Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas.

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

·         Conhecer um pouco da trajetória do futebol
·         A chegada do futebol no Brasil – como ocorreu.
·         O desdobramento do futebol em três jogos: Rugby, Futebol Americano e Futebol Association
·         Vivenciar jogos que antecederam a prática do atual futebol;
·         Explorar as curiosidades que norteiam o futebol

Duração das atividades: 150 minutos (03 Aulas).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula:

1º Momento – Iniciar a aula com a explanação de algumas questões marcantes sobre a história do futebol.  Essa dinâmica pode ser feita a partir de um vídeo, de um texto previamente preparado pelo professor ou através de um debate entre o professor e alunos. (em recursos complementares você encontra o material necessário para a elaboração de um texto de acordo com as necessidades do professor e nível da turma).
            Nessa aula, os alunos assistiram a um vídeo e anotaram os pontos que julgaram mais importantes sobre o mesmo.

VÍDEO: “As origens do planeta bola – História do futebol – vol. 1 – coleção Placar (editora Abril) – 30min.

  A partir dos pontos anotados, algumas questões foram ressaltadas e complementadas na discussão, como:
  1. Origem: Primeiro registro na China 3000 a 2500 a.C. (jogos bárbaros e fins militares);
  2. Jogos antigos: Cuju (Asia), Kemari (Japão), Epyskirus (Esparta), Jogo sem nome (os sacrifícios Maias), Harpastum (Império Romano), Soule (região da França), Calcio Fiorentino (Florença – Itália), Football (territórios Bretões).
  3. Desdobramento do futebol: Com a difusão do esporte pelos colégios na Inglaterra, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés deu origem ao futebol (soccer), e uma com os pés e as mãos originou o football (futebol americano) e o rugby, em 1846;
  4. Futebol no Brasil: Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe em 1894 duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo, jogadores de críquete, para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
  5. Embora atribuída a Charles Miller a chegada do futebol ao Brasil, no colégio Grambery, de Juiz de Fora, há registros anteriores a data.
  6. O jogo moderno: Foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol na atualidade é a FIFA e suas principais competições são a Copa do mundo e os jogos Olímpicos.
Após o debate, conduzir para vivência com a seguinte pergunta: Será que conseguimos recriar alguns desses jogos que originaram o futebol em nossas aulas?

ATIVIDADE 01: CUJU (ÁSIA)

Os primeiros indícios de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III A.C. na China durante a Dinastia Han e possui algumas variações:

1. Malabarismos com a bola (mais antigo dos tipos)

Com uma bola de futebol leve fazer um círculo com os alunos e pedir que eles controlem a bola no ar o maior tempo possível sem usar as mãos.

O aluno que deixar a bola cair vai saindo do círculo.

Vence quem permanecer mais tempo com a bola no ar ou fizer malabarismos mais difíceis e/ou mais criativos.

2.      Jogo com uma trave:

Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar um gol no meio do campo (entre os dois times).

Cada time tem o objetivo de fazer a bola passar pelo gol em um sentido previamente determinado e evitar o outro sentido.

O time que fizer a bola passar mais vezes pelo lado a ele determinado vence o jogo.

3.      Jogo dos seis gols:

Dividir a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras marcar seis gols, um em cada canto do campo e dois na lateral do campo que a turma desejar.

Cada time tem o objetivo de fazer o maior número de gols utilizando qualquer gol.

Marca o gol quem tocar por último na bola.

A cada gol a bola sairá no meio do campo com a equipe que “sofreu” o gol.

Obs. Em todos os jogos anteriores não há goleiros e por isso é proibido tocar com a mão na bola.

ATIVIDADE 02: LE SOLE (FRANÇA)

Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. Seu nome também, onde era chamado de choule na Picardia. Ficou conhecido como jogos das multidões.

1º Momento

As traves ficavam a 4800 metros uma da outra e o jogo podia durar o dia inteiro. O objetivo é levar a bola até a trave adversária usando qualquer parte do corpo.

  • Dividir a turma em duas equipes e utilizando cones ou pedras marcar dois gols, o mais distante possível um do outro (em um terreno amplo).
  • Para evitar agarrões e possíveis acidentes, inserir a regra de que reter a bola nas mãos é proibido, valendo somente golpeá-la com as mãos ou qualquer outra parte do corpo.
  • Vence a equipe que passar primeiro a bola pelo gol adversário
Deixar que os alunos decidam se há necessidade de regras complementares para esse jogo.

2º Momento - O jogo das curiosidades

Após a vivência dos jogos, reunir a turma em local apropriado e oferecer recursos para que os alunos descubram as curiosidades que norteiam o mundo do futebol.
Nessa aula, foi elaborado um jogo de perguntas e respostas dentro da plataforma Powerpoint para ser vivenciado pelos alunos na sala de informática.
O jogo continha perguntas sobre regras, curiosidades e copa do mundo (tema importante para a época – ano de copa do mundo – 2010).
Os alunos disputavam, em duplas ou trios, quem conseguia acertar o maior número de perguntas possíveis. Cada alternativa de cada pergunta levava o aluno a uma tela que indicava se a mesma estava correta ou incorreta, aumentando a emoção do jogo. O aluno que acertava permanecia respondendo, se errava dava a oportunidade do colega pontuar na mesma pergunta e seguir respondendo.

Obs. O jogo está retratado em um slide dentro de recursos complementares.

Opção: Caso o professor não possua em sua escola o recurso de um LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, pode fazer o mesmo jogo dividindo a turma em dois ou mais times e utilizando os seguintes recursos:
  • Placas, letras emborrachadas ou até mesmo folhas de papel com as letras (A,B,C,D) para cada grupo;
  • Perguntas diversas contendo curiosidades sobre o tema (esse material você encontra na descrição do slide do jogo original em recursos complementares).
O professor faz a pergunta para os grupos e cita quatro possíveis respostas. O grupo se reúne, decide qual resposta é a verdadeira e envia um representante, com a letra da resposta correta a frente.
Ao sinal do professor todos os grupos revelam a letra escolhida. O grupo que acertar a letra com a resposta certa marca ponto. Vence o grupo que marcar mais pontos.  

Recursos Complementares





Avaliação

Além das reflexões presentes durante a aula pedir para que os alunos façam um texto com o título: O futebol – Séculos de historia. Esse texto terá como base as anotações dos pontos principais do vídeo assistido, as discussões realizadas durante todo o processo e a vivência nas atividades práticas e no jogo das curiosidades.
A partir da análise do texto, o professor poderá avaliar se os alunos assimilaram a ordem cronológica em que o futebol se desenvolveu, bem como sua chegada ao Brasil, seus desdobramentos e curiosidades.


Autor: Wilson Vassallo (JUIZ DE FORA - MG do COL DE APLICACAO JOAO XXIII)



quinta-feira, 18 de abril de 2013

VIVA! Que o livro faça parte da vida de cada um de nós!


Você sabe por que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil?

Vamos dar algumas dicas: Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde, Tia Anastácia...

Todos os queridos personagens do "Sítio do Picapau Amarelo" foram criados por Monteiro Lobato. Por ter escrito tantas histórias para crianças, nada mais justo que transformar a data do seu aniversário no Dia Nacional do Livro Infantil.


Há muito tempo, no dia 18 de abril de 1882, nasceu na cidade paulista de Taubaté, Monteiro Lobato. Ele foi o primeiro escritor brasileiro a dedicar uma atenção muito especial à criança e seus livros contaram histórias para muitas gerações de brasileiros.

Até hoje, o seu "Sítio do Picapau Amarelo" é um dos preferidos pelos pequenos leitores, principalmente depois que o livro serviu de base para um caprichado programa de TV.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Por que comemorar o Dia do Índio em 19 de abril?



Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:

1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;

2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:

Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.

Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.

A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".



Mais um pouco de informação sobre os indígenas:



 NOTA:


O professor de história e Cultura afro e indígena, João, já está trabalhando a temática com a exibição do filme: "Tainá". Os alunos aprovam o filme e ficam super empolgados ao saber que irão assisti-lo.


Boa aprendizagem e sabedoria a todos!