"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DINÂMICA: A VIAGEM


Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.

Material: Papel e caneta para cada integrante.

Escrevam cinco sonhos pessoais lembrando que esses sonhos serão nossa bagagem de uma viagem muito especial, a viagem da nossa vida, iremos para outro país, numa longa jornada.
Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?
Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a corre atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala. Qual sonho deixamos?
•Qual nosso maior sonho que nunca abandonamos?
•Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho? O que me motiva durante as dificuldades?
•Que retribuição devemos esperar se seguirmos corretamente todos os passos nesta viagem?


Para o plenário:

O carro cheio representa os problemas, as dificuldades que nos fazem desistir de alguns sonhos. E alertar-nos para a urgência da mobilização de olhares de transformação
O peso das malas representa as cobranças, o embate que se trava diariamente na rotina escolar. E em nossa viagem é preciso digerir ou haverá congestão. E nesse ato de articular processos no ambiente escolar é imprescindível ser bons digestores sabendo que o conflito é inerente ao trabalho dos gestores
O cachorro são os conflitos no processo pedagógico que muitas das vezes encobre sufocamentos, dentro de uma relação profissional
A alfândega é o nosso foco de transformação para alem da mudança e para isso é preciso “não perder o fio da meada” ser criativos e pensar em soluções simples ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair, deixe seu comentário!