"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sábado, 24 de setembro de 2011

VIOLÊNCIA ESCOLAR

O que o aluno poderá aprender com estas aulas?
Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.
Duração das atividades:   Aproximadamente duas aulas.
Estratégias e recursos da aula:
  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:   
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática e pedindo que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem abaixo para os alunos.

É válido ressaltar que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show) ou ser impressa em número suficiente aos alunos. Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro, fazer os seguintes questionamentos:   
 
Roteiro de Discussão:

  • O que vocês observaram na imagem?
  • Qual assunto é abordado na Tirinha?
  • O que acontece quando o professor faz a chamada?
  • Vocês acham que isso realmente acontece na sala de aula?
  • Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra um colega ou
    professor?    
Atividade 1   

Dando prosseguimento a atividade anterior, o professor deverá pedir para que as duplas procurem no dicionário impresso ou digital (na Internet, por exemplo) o significado da palavra Violência.       

Violência:

1. Qualidade de violento. 
2. Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade. 
3. Ação violenta. 
4. Opressão, tirania. 
5. Intensidade. 
6. Veemência. 
7. Irascibilidade. 
8. Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa. 
9. Direito:Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; coação.
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, exponha para os demais o significado da palavra em questão. É importante que o professor medie uma conversa entre todos, de forma que os alunos possam compreender que a violência é uma ação de força, opressão, contra a vontade, liberdade ou resistência física, moral e ou psicológica de uma pessoa que por ela é afetada. Além disso, o professor  poderá questionar os alunos em quais ambientes a ocorrência da violência é freqüentemente observada (exemplos: família, escola etc.). Desta forma, buscando abordar o tema “Violência na Escola”, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:   

Roteiro de Discussão:
  • O que vocês acham da Violência no contexto escolar?
  • A violência está presente no contexto escolar? Como?
  •  Em que ações ela pode ser vista?
Atividade 2

Neste momento, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro abaixo, reportagens que abordem o assunto de Violência no Contexto Escolar.  

Roteiro de Pesquisa: 
  • Título do artigo
  • Qual e como foi o ato de violência?
  • Qual o motivo da agressão?
  • Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
  • Qual(is) a(s) idade(s) do(s) agressor(es)?
  • Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s)  agredida(s)?   
Abaixo algumas sugestões de links de sites para a realização da pesquisa.     
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u737571.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u735505.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u693065.shtml  
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u462101.shtml  
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u540054.shtml   
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml

Quando todas as duplas finalizarem suas pesquisas, o professor deverá pedir que cada dupla apresente aos demais alunos, o resultado destas, de acordo com as questões do roteiro. É importante que, neste momento, o professor pergunte aos alunos suas impressões sobre a violência relatada pelas duplas: o que pensam disso; se concordam ou não com o ato agressivo cometido e por quê; sobre os motivos que levam uma pessoa a praticar violência contra outra; se os motivos justificam o ato violento etc.     
Atividade 3    

Dando prosseguindo à aula, o professor deverá apresentar para os alunos o vídeo “Bullying”.


Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar os vídeos em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo. Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o conteúdo abordado pelo vídeo. Para isto, segue o roteiro.   

Roteiro de discussão sobre o Vídeo: 
  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Sobre o que foi tratado no vídeo? O que entenderam do que foi abordado neste?
  • Vocês conhecem alguém que já foi ou é vítima de Bullying?
  • E você, já foi vítima de Bullying? Se sim, como se sentiu?
  • Vocês já ouviram falar, em jornais, revistas entre outros, sobre violência contra o professor?
  • O que vocês acham quando alguém, por exemplo, um colega de sala, é mal educado com você mesmo, ou com o professor? Como você se sente quando isto acontece? E o professor, como deverá se sentir?   
Imprimir e distribuir a reportagem sobre Bullying disponível no seguinte link abaixo: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
Em seguida, quando todas as duplas finalizarem a leitura, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:  
Roteiro de Discussão:  
  • O que significa a palavra “Bullying”?
  • Quais os locais onde o Bullying pode ocorrer?
  • O que significa o Bullying direto?
  • O que significa o Bullying indireto?
  • Cite alguns exemplos de Bullying.
Após a discussão o professor deverá pedir para que cada dupla apresente oralmente o que compreendeu sobre o conceito de “Bullying” e como o mesmo pode ser praticado.

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos e ou preconceituoso possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.    

Atividade 4   

Finalizando a aula, o professor deverá mostrar para a classe a imagem abaixo. 
     

Em seguida, o professor deverá mediar um diálogo entre os grupos sobre a tirinha em questão, de forma que os alunos possam perceber que, atualmente, muito professores, bem como alunos, estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar. Além disso, é importante ser discutido com os alunos o que eles pensam disso e como solucionar tais problemas no âmbito escolar. Neste sentido, sugere-se que os alunos sejam convidados a fazerem cartazes sobre a violência no contexto escolar: o que é, formas de ocorrência e as
soluções que eles propõem para esta problemática.  
     
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é e como pode ocorrer a violência no contexto escolar, bem como o  que é Bullying (um tipo de violência comum no ambiente escolar) e formas de resolver esta problemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de sair, deixe seu comentário!