"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

Música de qualidade.

OS MELHORES CURSOS PARA VOCÊ SE SENTIR UM PROFISSIONAL MAIS PREPARADO.

sexta-feira, 15 de março de 2013

SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA


Baixe, gratuitamente, o livro SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA, organizado pelo professor da USP Kabengele Munanga e publicado pela SECAD/MEC.

Resumo:

"A escola se constitui em um instrumento reprodutor de preconceitos e práticas racistas nem sempre explícitas, que se caracterizam, principalmente pelo silenciamento não trato das questões étnico – culturais, tendo como suporte o livro didático indicado às séries de alunos que se encontram na idade de formação de valores e por isso conteúdos assimilados deverão moldar as suas personalidades construindo suas identidades e reforçando padrões de comportamento. É indispensável que os currículos e os livros escolares estejam isentos de qualquer conteúdo racista ou de intolerância. Mais do que isso. É imprescindível que reflitam, em sua plenitude, as contribuições dos diversos grupos étnicos para a formação da nação e da cultura brasileira."

 http://correionago.ning.com/profiles/blog/showid=4512587%3ABlogPost%3A337829&xgs=1&xg_source=facebookshare

LINK PARA DOWNLOAD:  http://futraco.wikispaces.com/file/view/sup_rac_escola.pdf

2 comentários:

  1. Leitores, reflitam: Por que existe racismo? Quem o inventou? Para que ele serve?

    O racismo não foi criado por Deus. Ele está na imaginação e atos de algumas pessoas que se deixam levar por erros contra o seu próximo. Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus, então não é a cor que nos diferencia, mas os nossos corações.

    Todavia, não discriminemos quem pensa coisas estranhas ou comete erros contra algum filho de Deus, mas os ajudamos a sair dessa, pois somos todos irmãos.

    FÁBIO GALVÃO - SÃO GOTARDO (MG)

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau com você Fábio. No dia em que as pessoas parar pra analisar que todos somos iguais e que acima de tudo somos irmãos, certamente o mundo será bem melhor do que é hoje.

    Joânaiana Lemos já dizia que: "O ser humano sabe que tem o poder de acabar com a miséria, fome, exclusão social, racismo, violencia... pois isso foi criado por nós mesmos. É só esquecer a ganância e lembrar do amor."

    É bem isso mesmo, o AMOR é superior a tudo, pensemos nesse sentimento puro e assim a construção da sociedade será baseada no respeito.

    Obrigada pelo carinho com o nosso blog Fábio

    Forte abraço

    ResponderExcluir

Antes de sair, deixe seu comentário!