FUTEBOL – EXPERIMENTANDO A HISTÓRIA
Estrutura Curricular
|
||||
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
||
Ensino
Fundamental Final
|
Educação Física
|
Atitudes, conceitos e
procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas.
|
DADOS
DA AULA
O
que o aluno poderá aprender com esta aula:
·
Conhecer um pouco da trajetória do
futebol
·
A chegada do futebol no Brasil – como
ocorreu.
·
O desdobramento do futebol em três
jogos: Rugby, Futebol Americano e Futebol Association
·
Vivenciar jogos que antecederam a
prática do atual futebol;
·
Explorar as curiosidades que norteiam
o futebol
Duração
das atividades: 150 minutos (03 Aulas).
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Não há necessidade de
que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
Estratégias
e recursos da aula:
1º Momento – Iniciar
a aula com a explanação de algumas questões marcantes sobre a história do
futebol. Essa
dinâmica pode ser feita a partir de um vídeo, de um texto previamente preparado
pelo professor ou através de um debate entre o professor e alunos. (em recursos
complementares você encontra o material necessário para a elaboração de um
texto de acordo com as necessidades do professor e nível da turma).
Nessa
aula, os alunos assistiram a um vídeo e anotaram os pontos que julgaram mais
importantes sobre o mesmo.
VÍDEO: “As origens do
planeta bola – História do futebol – vol. 1 – coleção Placar (editora Abril) –
30min.
A partir dos pontos anotados,
algumas questões foram ressaltadas e complementadas na discussão, como:
- Origem: Primeiro registro na
China 3000 a 2500 a.C. (jogos bárbaros e fins militares);
- Jogos antigos: Cuju (Asia),
Kemari (Japão), Epyskirus (Esparta), Jogo sem nome
(os sacrifícios Maias), Harpastum (Império Romano), Soule (região da
França), Calcio Fiorentino (Florença – Itália), Football (territórios
Bretões).
- Desdobramento do futebol: Com a
difusão do esporte pelos colégios na Inglaterra, o problema passou a ser
os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes
colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés deu origem
ao futebol (soccer), e uma com os pés e as mãos originou o football
(futebol americano) e o rugby, em 1846;
- Futebol no Brasil: Foi
introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que,
após viagem pela Inglaterra, trouxe em 1894 duas bolas de futebol e passou
a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São
Paulo, jogadores de críquete, para futebolistas, criando um clube de
futebol no Brasil.
- Embora atribuída a Charles Miller
a chegada do futebol ao Brasil, no colégio Grambery, de Juiz de Fora, há
registros anteriores a data.
- O jogo moderno: Foi criado na
Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863
são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol na
atualidade é a FIFA e suas principais competições são a Copa do mundo e os
jogos Olímpicos.
Após o debate,
conduzir para vivência com a seguinte pergunta: Será que conseguimos recriar
alguns desses jogos que originaram o futebol em nossas aulas?
ATIVIDADE
01: CUJU (ÁSIA)
Os primeiros indícios
de um desporto em equipe jogado com uma bola e com os pés data do século III
A.C. na China durante a Dinastia Han e possui algumas variações:
1. Malabarismos
com a bola (mais antigo dos tipos)
Com
uma bola de futebol leve fazer um círculo com os alunos e pedir que eles
controlem a bola no ar o maior tempo possível sem usar as mãos.
O
aluno que deixar a bola cair vai saindo do círculo.
Vence
quem permanecer mais tempo com a bola no ar ou fizer malabarismos mais difíceis
e/ou mais criativos.
2. Jogo
com uma trave:
Dividir
a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras
marcar um gol no meio do campo (entre os dois times).
Cada
time tem o objetivo de fazer a bola passar pelo gol em um sentido previamente
determinado e evitar o outro sentido.
O
time que fizer a bola passar mais vezes pelo lado a ele determinado vence o
jogo.
3. Jogo
dos seis gols:
Dividir
a turma em dois times, um de cada lado do campo, e utilizando cones ou pedras
marcar seis gols, um em cada canto do campo e dois na lateral do campo que a
turma desejar.
Cada
time tem o objetivo de fazer o maior número de gols utilizando qualquer gol.
Marca
o gol quem tocar por último na bola.
A
cada gol a bola sairá no meio do campo com a equipe que “sofreu” o gol.
Obs. Em todos os
jogos anteriores não há goleiros e por isso é proibido tocar com a mão na bola.
ATIVIDADE
02: LE SOLE (FRANÇA)
Durante a Idade
Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão
do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As
regras do soule variavam de região a região. Seu nome também, onde era chamado
de choule na Picardia. Ficou conhecido como jogos das multidões.
1º
Momento
As traves ficavam a
4800 metros uma da outra e o jogo podia durar o dia inteiro. O objetivo é levar
a bola até a trave adversária usando qualquer parte do corpo.
- Dividir a turma em duas equipes e utilizando cones ou pedras marcar dois gols, o mais distante possível um do outro (em um terreno amplo).
- Para evitar agarrões e possíveis
acidentes, inserir a regra de que reter a bola nas mãos é proibido,
valendo somente golpeá-la com as mãos ou qualquer outra parte do corpo.
- Vence a equipe que passar
primeiro a bola pelo gol adversário
Deixar que os alunos
decidam se há necessidade de regras complementares para esse jogo.
2º
Momento - O jogo das curiosidades
Após a vivência dos
jogos, reunir a turma em local apropriado e oferecer recursos para que os
alunos descubram as curiosidades que norteiam o mundo do futebol.
Nessa aula, foi
elaborado um jogo de perguntas e respostas dentro da plataforma Powerpoint para
ser vivenciado pelos alunos na sala de informática.
O jogo continha
perguntas sobre regras, curiosidades e copa do mundo (tema importante para a
época – ano de copa do mundo – 2010).
Os alunos disputavam,
em duplas ou trios, quem conseguia acertar o maior número de perguntas possíveis.
Cada alternativa de cada pergunta levava o aluno a uma tela que indicava se a
mesma estava correta ou incorreta, aumentando a emoção do jogo. O aluno que
acertava permanecia respondendo, se errava dava a oportunidade do colega
pontuar na mesma pergunta e seguir respondendo.
Obs.
O jogo está retratado em um slide dentro de recursos complementares.
Opção:
Caso o professor não possua em sua escola o recurso de um LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA, pode fazer o mesmo jogo dividindo a turma em dois ou mais times e
utilizando os seguintes recursos:
- Placas, letras emborrachadas ou
até mesmo folhas de papel com as letras (A,B,C,D) para cada grupo;
- Perguntas diversas contendo
curiosidades sobre o tema (esse material você encontra na descrição do
slide do jogo original em recursos complementares).
O professor faz a
pergunta para os grupos e cita quatro possíveis respostas. O grupo se reúne,
decide qual resposta é a verdadeira e envia um representante, com a letra da
resposta correta a frente.
Ao sinal do professor
todos os grupos revelam a letra escolhida. O grupo que acertar a
letra com a resposta certa marca ponto. Vence o grupo que
marcar mais pontos.
Recursos
Complementares
Avaliação
Além
das reflexões presentes durante a aula pedir para que os alunos façam um texto
com o título: O futebol – Séculos de historia. Esse texto terá como base as
anotações dos pontos principais do vídeo assistido, as discussões realizadas
durante todo o processo e a vivência nas atividades práticas e no jogo das
curiosidades.
A
partir da análise do texto, o professor poderá avaliar se os alunos assimilaram
a ordem cronológica em que o futebol se desenvolveu, bem como sua chegada ao
Brasil, seus desdobramentos e curiosidades.
Autor: Wilson Vassallo (JUIZ DE FORA - MG do COL DE APLICACAO JOAO XXIII)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de sair, deixe seu comentário!