Projeto:
Poetas e Poesias
Justificativa
As situações deste projeto têm
como intenção maior que os alunos vivenciem e aprimorem seu papel de leitores e
escritores. A poesia é uma tipologia textual que convida o aluno a exercitar a
memorização dando-lhe subsídios para a reescrita de memória, o que facilitará a
preocupação com a ortografia e a coesão de texto. Observando a estrutura de um
texto poético, o aluno será incentivado a compará-lo a textos de estruturas
diferentes ampliando o seu universo de conhecimentos.
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, elaborando textos,
ampliando o vocabulário e aprimorando a escrita.
Objetivos Específicos
•Exercitar a leitura e a escrita;
•Ampliar o conhecimento ortográfico;
•Desenvolver e enriquecer o vocabulário, com o uso do
dicionário;
•Trabalhar a memorização como forma de estimular a atenção;
•Trabalhar a interpretação;
•Fazer os alunos conhecerem com carinho o mundo envolvente
da leitura;
•Utilizar a poesia como texto de trabalho, abrangendo as
diversas disciplinas;
•Entrar em contato com as características do texto poético
(musicalidade, ritmo, dramatização) comparando com outras tipologias textuais.
•Estimular a pesquisa;
•Reconhecer a rima;
•Valorização do autor;
•Escolher livros para ler e apreciar familiarizando-se com
esse tipo de texto;
•Buscar ampliar o repertório de poesias variadas;
•Promover interações significativas entre os alunos nas atividades
de leitura.
Desenvolvimento
•Apresentar os diversos tipos de textos: receitas
culinárias, receitas de remédios, músicas, histórias, bilhetes, cartas,
anúncios, parlendas, textos informativos, etc;
•Selecionar livros na biblioteca;
•Os alunos serão estimulados a pesquisar em casa poemas
conhecidos por seus pais e livros existentes em casa;
•Uso do dicionário diariamente, sempre que surgirem dúvidas
em palavras, desconhecidas dos alunos;
•Ao longo do projeto formar o banco de poetas conhecidos;
•Levar os alunos a descobrir e valorizar os poetas locais;
•O texto poético será sempre lido dando-lhe ênfase também em
sua mensagem ou interpretação;
•Após reconhecer a estrutura dos poemas os alunos serão
incentivados a criar os seus (em dupla ou individual);
•Leitura e declamação de poemas encontrados em livros
didáticos e paradidáticos;
•Averiguação e orientação das produções literárias pela
professora de Redação e Literatura;
•Apresentação das produções poéticas escritas pelos alunos.
Público Alvo
Alunos de 5ª a 8ª séries, direção, coordenação, corpo
docente, funcionários e toda a comunidade local.
Cronograma
Atividades
|
1º semestre
|
Elaboração do projeto de
leitura
|
Janeiro de 2012
|
Apresentação do projeto ao
corpo docente
|
01 a 03 de Fevereiro
|
Elaboração do projeto anexo:
“Poetas e Poesias”
|
Março de 2012
|
Apresentação do projeto anexo
ao corpo docente
|
Final de Março de 2012
|
Aplicação dos projetos
|
Durante todo o
ano
|
Culminância
|
Outubro de 2012
|
Avaliação
A avaliação do Projeto: “Poetas e Poesias” acontecerá durante
todo o ano através de leituras e escrita de textos poéticos, análise de poesia,
confecção de murais e apresentação do SARAU.
Aluno declamando poema |
Olha só o encanto dos alunos com o livro em mãos. |
Menina bonita do laço de fita - APRESENTAÇÃO |
Os ratinhos, coisinha mais fofa essa apresentação. |
Os alunos do prof.º Pedro declamando poesias. |
Alunos da Prof.ª Suze declamando Haicais. |
Os alunos do prof.º José Luíz apresentando uma peça teatral sobre o ratinho pobre e o ratinho rico. |
Produção dos alunos durante o ano. |
Redações expostas. |
Turma da 4ª série A mostrando com toda graça e atitude uma peça teatral que arrancou risos de todos. |
Aluno João Pedro da 8ª série lendo sua REDAÇÃO referente ao Prêmio Prof.º Vespasiano Filho. |
Homenagem ao grande Rei do Baião - Luíz Gonzaga. |
PARABÉNS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS POR TANTO EMPENHO E DEDICAÇÃO EM NOSSO PROJETO DE LEITURA.
C.M.A.X.O, parabéns pelo Projeto de Leitura.
ResponderExcluirMinha imaginação foi muito estimulada com o projeto "Poetas e Poesias".
A avaliação, muito boa.
Parabéns!
Fábio Galvão - São Gotardo (MG)
obrigada Fábio!
ResponderExcluirTentamos sempre estimular a leitura em nossos alunos, é um trabalho árduo, difícil e contínuo. Por fim iremos conseguir fazer com que no meio de muitos pelo menos alguns saiam sendo ávidos leitores, essa constatação para nós já configura uma grande vitória.
Forte abraço!