"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

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sábado, 9 de julho de 2011

CORDEL: LITERATURA ENCANTADA DA CULTURA POPULAR


Endereço de mídia: http://youtu.be/RKzquqCLJHo   O Lobisomem e o coronel

Público alvo: Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Duração: Aproximadamente 2 semanas.
           
Objetivos:
  • Reconhecer a diversidade literária no Brasil;
  • Conhecer a literatura característica do Nordeste;
  • Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel;
  • Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel;
  • Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes;
  • Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
  • Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
  • Discutir com os alunos como a Literatura de Cordel, até por sobrevivência acaba de incorporar inovações da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.
  • Confeccionar mapa localizando a abrangência da literatura de cordel no Brasil;
  • Elaborar textos narrativos;
  • Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com as narrativas;
  • Organizar exposição de trabalhos;
Metodologia:
  • Pesquisas;
  • Propor aos alunos uma oficina de literatura, utilizando o cordel, como estudo.
  • Estudar o cordel, a origem, a historia, a métrica.
  • Assistir vídeos onde a linguagem utilizada seja em forma de cordel.
  • Utilizar a animação "O Lobisomem e o coronel" inspirado no cordel de Antonio Kelvisson Vianna de Lima, onde mostra a linguagem do cordel, narrativa estrutura em versos e rimas e assim desenvolver o interesse do aluno sobre a linguagem cordelista.
  • Aproveitar o teor da animação "O Lobisomem e o coronel" para fazer um painel enfocando questões como a seca, condições de trabalho no campo, diferença social, as crenças populares, a religiosidade do sertanejo, o mito, o lendário e a vinculação de críticas sociais e políticas. A temática principal deste gira em torno do interesse popular.
  • Elaboração de textos;
  • Confecção de folhetos;
  • Exposição.
Desenvolvimento da aula:

Etapas Ações
Pesquisar  e discutir sobre o temaAssistir "O Lobisomem e o coronel", uma animação brasileira baseada em literatura de cordel e narrada por um repentista;
Os alunos irão para a biblioteca pesquisar a literatura de cordel.
MapasLocalizar no mapa do Brasil a região onde a literatura de cordel é mais presente.
Escolha de tema para elaborar textosDepois da pesquisa cada aluno irá escolher um tema para elaboração de texto narrativo.
Confecção dos cordéisOs alunos com os textos já elaborados irão confeccionar os cordéis, ilustrar de acordo com a narrativa.
Exposição dos trabalhosFinalizando a atividade, os alunos farão uma exposição dos trabalhos elaborados por eles no estilo feira do Nordeste, isto é, em varais presos com prendedores de roupa para a apreciação do público.

Avaliação:

A Literatura de Cordel, enquanto veículo do imaginário popular refaz os caminhos enviesados do olhar matuto, reconstitui a maneira do sertanejo reagir ao mundo e, mais do que isso, deixa pistas do sistema complexo sobre o qual se edifica seu sentimento de contestação. Manifestação artística viva em sintonia estreita com visão popular, a Literatura de Cordel oferece aos pesquisadores um espaço sempre aberto de reflexão sobre uma maneira peculiar, por vezes contraditória, mas não menos preciosa, de se pensar o mundo e de afirmar a identidade, traçando caminhos de subversão e de liberdade, protesto, convertendo o espaço poético numa arena de luta. É que o povo sofrido, alimentado por sentimentos de inferioridade, constrói suas próprias maneira de dar sentido a uma existência sofrida e de recuperar um pouco da dignidade ofendida, e de negação da realidade na qual o povo se vinga do opressor, a Literatura de Cordel se oferece para a Literatura de uma forma geral como veiculo da revolta artística elaborada, dando à ficção a potencialidade da luta e da subversão.
As atividades permitirão ao professor a avaliação individual já que as produções são independentes, além de avaliar o interesse, participação e envolvimento dos alunos durante o desenvovimento das ações.

Conclusão:

Aplico a Literatura de Cordel em minha sala de aula todos os anos e concluo que é importante despertar nos jovens o gosto pela leitura e isso pode ser feito por meio de gêneros discursivos, como o cordel, que proporcionam uma ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e a apreciação de manifestações culturais de determinada região. Com a continuidade desse trabalho, com outros gêneros discursivos, acredito que ele possa ser motivado a buscar a leitura não por obrigação, mas voluntariamente, ao longo de sua vida.
Referências Bibliográficas:


  • FERREIRA, Mauro. Entre palavras, nova edição/ 2ª. Edição - São Paulo: Editora FTD 2006.(coleção entres palavras).




  • NICOLAS, José de. Literatura brasileira das origens aos nossos; 15ª edição, São Paulo, Editora Scipione, 1969.


  • BARSA, Enciclopédia. ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA DO BRASIL PUBLICAÇÕES LTDA.



  • ABLC - Academia Brasileira de Cordel . Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, Literatura Brasileira, Literatura popular, Duelo de Repentistas. www.ablc.com.br




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