Endereço de mídia: http://youtu.be/RKzquqCLJHo O Lobisomem e o coronel
Público alvo: Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.
- Reconhecer a diversidade literária no Brasil;
- Conhecer a literatura característica do Nordeste;
- Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção do cordel;
- Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel;
- Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem cordelista, enfocando a cultura nordestina em prol da valorização das nossas raízes;
- Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
- Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
- Discutir com os alunos como a Literatura de Cordel, até por sobrevivência acaba de incorporar inovações da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.
- Confeccionar mapa localizando a abrangência da literatura de cordel no Brasil;
- Elaborar textos narrativos;
- Confeccionar e ilustrar os folhetos de acordo com as narrativas;
- Organizar exposição de trabalhos;
- Pesquisas;
- Propor aos alunos uma oficina de literatura, utilizando o cordel, como estudo.
- Estudar o cordel, a origem, a historia, a métrica.
- Assistir vídeos onde a linguagem utilizada seja em forma de cordel.
- Utilizar a animação "O Lobisomem e o coronel" inspirado no cordel de Antonio Kelvisson Vianna de Lima, onde mostra a linguagem do cordel, narrativa estrutura em versos e rimas e assim desenvolver o interesse do aluno sobre a linguagem cordelista.
- Aproveitar o teor da animação "O Lobisomem e o coronel" para fazer um painel enfocando questões como a seca, condições de trabalho no campo, diferença social, as crenças populares, a religiosidade do sertanejo, o mito, o lendário e a vinculação de críticas sociais e políticas. A temática principal deste gira em torno do interesse popular.
- Elaboração de textos;
- Confecção de folhetos;
- Exposição.
Desenvolvimento da aula:
Etapas | Ações |
Pesquisar e discutir sobre o tema | Assistir "O Lobisomem e o coronel", uma animação brasileira baseada em literatura de cordel e narrada por um repentista; Os alunos irão para a biblioteca pesquisar a literatura de cordel. |
Mapas | Localizar no mapa do Brasil a região onde a literatura de cordel é mais presente. |
Escolha de tema para elaborar textos | Depois da pesquisa cada aluno irá escolher um tema para elaboração de texto narrativo. |
Confecção dos cordéis | Os alunos com os textos já elaborados irão confeccionar os cordéis, ilustrar de acordo com a narrativa. |
Exposição dos trabalhos | Finalizando a atividade, os alunos farão uma exposição dos trabalhos elaborados por eles no estilo feira do Nordeste, isto é, em varais presos com prendedores de roupa para a apreciação do público. |
A Literatura de Cordel, enquanto veículo do imaginário popular refaz os caminhos enviesados do olhar matuto, reconstitui a maneira do sertanejo reagir ao mundo e, mais do que isso, deixa pistas do sistema complexo sobre o qual se edifica seu sentimento de contestação. Manifestação artística viva em sintonia estreita com visão popular, a Literatura de Cordel oferece aos pesquisadores um espaço sempre aberto de reflexão sobre uma maneira peculiar, por vezes contraditória, mas não menos preciosa, de se pensar o mundo e de afirmar a identidade, traçando caminhos de subversão e de liberdade, protesto, convertendo o espaço poético numa arena de luta. É que o povo sofrido, alimentado por sentimentos de inferioridade, constrói suas próprias maneira de dar sentido a uma existência sofrida e de recuperar um pouco da dignidade ofendida, e de negação da realidade na qual o povo se vinga do opressor, a Literatura de Cordel se oferece para a Literatura de uma forma geral como veiculo da revolta artística elaborada, dando à ficção a potencialidade da luta e da subversão.
As atividades permitirão ao professor a avaliação individual já que as produções são independentes, além de avaliar o interesse, participação e envolvimento dos alunos durante o desenvovimento das ações.
Conclusão:
Aplico a Literatura de Cordel em minha sala de aula todos os anos e concluo que é importante despertar nos jovens o gosto pela leitura e isso pode ser feito por meio de gêneros discursivos, como o cordel, que proporcionam uma ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e a apreciação de manifestações culturais de determinada região. Com a continuidade desse trabalho, com outros gêneros discursivos, acredito que ele possa ser motivado a buscar a leitura não por obrigação, mas voluntariamente, ao longo de sua vida.
Aplico a Literatura de Cordel em minha sala de aula todos os anos e concluo que é importante despertar nos jovens o gosto pela leitura e isso pode ser feito por meio de gêneros discursivos, como o cordel, que proporcionam uma ampliação de conhecimentos de mundo do aluno e a apreciação de manifestações culturais de determinada região. Com a continuidade desse trabalho, com outros gêneros discursivos, acredito que ele possa ser motivado a buscar a leitura não por obrigação, mas voluntariamente, ao longo de sua vida.
Referências Bibliográficas:
FERREIRA, Mauro. Entre palavras, nova edição/ 2ª. Edição - São Paulo: Editora FTD 2006.(coleção entres palavras).
NICOLAS, José de. Literatura brasileira das origens aos nossos; 15ª edição, São Paulo, Editora Scipione, 1969.
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