"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

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sábado, 9 de julho de 2011

João Cabral de Melo Neto: o "poeta-engenheiro" da poesia nordestina.



1. Público alvo: 8ª série

2. Objetivos do trabalho:
  • Debater sobre os problemas sociais;
  • Identificar as características literárias do poeta;
  • Analisar o poema: "Morte e vida severina"
3. Conteúdos a serem desenvolvidos:
  • Leitura de trechos do poema;
  • Interpretação e produção textual
4. Ações:
  • Exibição do filme: "Morte e vida severina";
  • Pesquisa da biografia de João Cabral de Melo Neto;
  • Socialização da pesquisa em sala de aula;
  • Discussão a poesia de maneira ampla citando as características dessa tipologia: aspectos estruturais, temáticos e linguísticos;
  • Análise do filme;
  • Leitura de trechos do poema;
  • Debate em torno da temática dos recursos usados pelo poeta no poema e como a linguagem poética desse autor reflete sobre os problemas sociais;
  • Exibição do documentário: "Entrelinhas - João Cabral de Melo Neto"
  • Produção de textos poéticos que contemplem os mesmos elementos e utilizem os recursos da poesia de João Cabral de melo Neto;
  • Correção dos poemas produzidos e orientação para que os alunos possam fazer os devidos ajustes necessários, reescrevendo assim, o seu poema;
  • Montagem de um portfólio coletivo com todas as produções: pesquisas, poemas, interpretações, ponto de vista e trechos do poema trabalhado com a turma.
5. Período de duração: 2 semanas

6. Recursos:
7. Relato:

Foi um desafio maravilhoso montar a mídia que contribuirá para aulas cada vez mais dinâmicas, interessantes e que promovam o ensino e aprendizagem com eficácia.O blog também será uma ótima ferramenta que servirá para a escola divulgar  e compartilhar com toda a comunidade escolar suas atividades e projetos realizados.
8. Referências:

NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.

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