"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."

Alvin Toffler

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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os valores humanos – refletir para respeitar


http://youtu.be/KyypwUT60fc  “Um peixe, um sorriso”
Público alvo: 8ª série
Duração: 5 aulas
Objetivos:
•Exercitar a oralidade por meio da criação de uma narrativa verbal.
•Refletir a respeito de valores humanos como liberdade, solidariedade, respeito, amor, compaixão.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
•Interpretação e produção textual;
•Elementos do gênero narração;
•Linguagem verbal e não verbal.
Metodologia:
•Roda de conversa para que os alunos relatem se há (ou houve) animais de estimação em sua casa e qual é (ou foi) o tipo de relação que a família tem (ou teve) com eles, incentivando-os a falar sobre a espécie do animal, o nome dele, seu comportamento (se brincalhão, fujão, quieto, bravo, companheiro – entre outras características) e como é o relacionamento da família com o animal de estimação: se cuida, como cuida, se faz carinho, se administra medicamentos, se conversa com o bichinho, se lhe dedica tempo, se bate, chuta, grita – entre outras atitudes. O professor, relatará também sua experiência com animais de estimação: se tem, teve ou gostaria de ter um.
•Formação de grupos de 5 alunos
•Discutir as questões abaixo, registrando as respostas no caderno:
          -Vocês acreditam que os animais devem ser aprisionados? Por quê?
          -Em que situações se justifica o aprisionamento dos animais de estimação?
          -Animais de estimação podem influenciar no comportamento de seus donos? Dê exemplos.
          -Um animal de estimação pode ajudar uma pessoa solitária a se alegrar, se sentir mais alegre, com vontade de viver? Como isso seria possível?
          -Assistiremos a um filme intitulado “Um peixe, um sorriso”. Qual expectativa esse título gera?
•Socialização das discussões e conclusões dos grupos;
•Exibição do curta metragem "um peixe, um sorriso"(9min54seg).
•Discutir sobre os seguintes pontos, registrando, no caderno, as conclusões:
      - Quem são as personagens principais? Como podem ser descritas?
       -Em quais lugares ocorrem os fatos?
       -Qual é o momento do filme em se pode perceber a complicação da história? E o clímax?
       -Qual é o desfecho da história? Expresse seus sentimentos, sua opinião, em relação a esse desfecho.
       -Que valores humanos são transmitidos pelo filme?
•Criar um diálogo, entre o homem e o peixe, a partir das seguintes cenas:
A) O homem olha para o peixinho que corresponde a seu olhar. Parece estar se criando um laço de simpatia mútua. Tempos depois, o homem compra o peixe e o leva para casa em um aquário menor.
B) O peixe, dentro do aquário, acompanha o homem solitário em várias atividades: nas refeições, no banho, ao dormir. Um beijo sela o carinho de um pelo outro. Tornam-se amigos.
C) Eles entram em uma floresta, e o homem, contemplando seu entorno, começa a dançar até voltar a ser criança. Como mágica, outras crianças observam a transformação e logo começam a brincar de roda juntas.
D) O homem mergulha e brinca com seu amigo como se fosse também um peixe. Outros peixes juntam-se a eles. De repente, o adulto percebe que está sozinho, preso a um aquário. Ele se desespera, o aquário explode. No quarto, ele acorda do pesadelo.
E) Ele olha com preocupação para o amigo peixe. Demonstra estar pensativo, como se procurasse solução para um grave problema. Tempos depois, ele resolve soltar o peixinho e ambos vão para o mar.
F) O homem rema mar adentro e liberta o amigo peixe.
•Socializar na turma, com cada grupo, as suas discussões e os diálogos criados.
•Problematizar com os alunos a seguinte questão: “As falas dos protagonistas causariam um efeito de sentido diferente no filme? Por que e em quais aspectos?”
Avaliação:
O professor avalia a participação e o interesse dos alunos pela atividade proposta. Verifica também se foram capazes de:
•Perceber e interpretar os valores humanos transmitidos pela história do filme.
•Compreender os elementos da narrativa que compõem uma história sem texto verbal, para, a partir deste entendimento, criar uma narrativa verbal oral.
Referências Bibliográficas:
Anexo - Orientações:
Roteiro, constituído de 9 cenas, as quais pretendem servir para apoiar a orientação a ser dada aos alunos no desenvolvimento das atividades.
Cena 1: De frente para uma calçada movimentada, há um grande aquário de peixes. As pessoas que passam por ali manifestam diferentes comportamentos: algumas param, sorriem, demonstram curiosidade, outras ficam indiferentes; particularmente, um homem, que por ali passa todos os dias, parece “encantado”.
Cena 2: Em mais de uma ocasião, o homem olha para o aquário, especialmente para um peixinho que corresponde a seu olhar. Parece estar se criando um laço de simpatia mútua. Tempos depois, o homem compra o peixe e o leva para casa em um aquário menor.
Cena 3: O peixe dentro do aquário acompanha o homem solitário em várias atividades: nas refeições, no banho, ao dormir. Um beijo sela o carinho de um pelo outro. Tornam-se amigos.
Cena 4: Uma noite, o homem vai dormir e uma luz verde brilha da sua janela. Objetos flutuam no quarto e o aquário brilhante vai se movimentando em direção à rua escura, iluminando-os no caminho a seguir.
Cena 5: Eles entram em uma floresta, e o homem, contemplando seu entorno, começa a dançar até voltar a ser criança. Como mágica, outras crianças observam a transformação e logo começam a brincar de roda juntas.
Cena 6: O dia vai amanhecendo e a criança volta a ser o adulto, só que agora sorridente, feliz. Uma brisa agradável envolve todo o seu corpo e ele aparece à beira do mar, sendo totalmente despido pela brisa; suas roupas voam.
Cena 7: Nu, o homem mergulha e brinca com seu amigo como se fosse também um peixe. Outros peixes juntam-se a eles. De repente, o adulto percebe que está sozinho, preso a um aquário. Ele se desespera, o aquário explode. No quarto, ele acorda do pesadelo.
Cena 8: Ele olha com preocupação para o amigo peixe. Demonstra estar pensativo, como se procurasse solução para um grave problema. Tempos depois, ele resolve soltar o peixinho e vai para o mar.
Cena 9: O homem rema mar adentro e liberta o amigo peixe. À medida que mergulha sozinho, o peixe adquire brilho, voltando à superfície para brincar com seu amigo humano, que também é envolvido pela luz brilhante da liberdade.



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